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http://hdl.handle.net/10362/169239| Título: | Jornalismo Económico: Ensino, Especialização e Informação |
| Autor: | Oliveira, Ana Rita Rodrigues |
| Orientador: | Godinho, Jacinto Rosa |
| Palavras-chave: | Jornalismo económico Economia União Europeia Jornalismo especializado Notícia Reportagem Economic journalism The economy, European Union Specialized journalism News Article |
| Data de Defesa: | 2012 |
| Resumo: | A informação económica é, desde sempre, um campo sensível, técnico e complexo. Sem ter a noção de que forma os jornalistas são preparados para enfrentar esta editoria, partimos para a investigação com questões bem definidas. Qual a o lugar que a Economia ocupa no ensino do jornalismo em Portugal? Os programas curriculares dão importância aos conteúdos, conceitos e conhecimentos económicos? Os alunos sentem que saem preparados para lidar com informação económica e transmiti-la ao público de forma clara e fiel, acessível a todos, desde os especialistas aos leigos? Quisemos avançar nesta questão e perceber qual a origem dos jornalistas da secção de economia do jornal PÚBLICO. O objectivo era compreender qual a formação académica destes jornalistas: Economia, Jornalismo/Ciências da Comunicação ou outras? E, de acordo com a sua formação, quais as dificuldades ou vantagens que esta trouxe ao desempenho das tarefas diárias?
Por último, como complemento ao trabalho desenvolvido até aqui, quisemos analisar as notícias e as reportagens de Economia do PÚBLICO. Achar as diferenças entre uma e outra, estudar a legibilidade ou falta dela, em que compreender a utilização do jargão económico e europeu foram os principais objectivos. Além disso, perceber qual dos dois géneros transmite com maior êxito a mensagem aos leitores – desde os leigos aos especialistas. Economic information has always been a sensitive, technical and complex field. Not aware of how journalists are prepared to face this theme, we began an investigation setting several hypothesis to further development. What place does the economy occupy in teaching programs for journalism students in Portugal? Do curricula provide important contents, concepts and knowledge to the students? Do they feel prepared to deal with economic information when they leave college? Are they equipped with the necessary skills to provide the audience with clear, accurate and accessible information? We wanted deeply research on this issue and realize the origin of journalists of the economy section in a portuguese newspaper - PÚBLICO. The goal was to understand if they are economists working as journalists or journalists with some kind of background in economy. We also tried to know which difficulties they felt or in which way they believe their curricula have helped them in their daily tasks at the newsroom. Finally, we wanted to analyze the news and articles in the economic section at PÚBLICO and find the differences between each other: study the clarity or the lack of it, understand the terminology that is used and in which way does it make the text harder to understand. In addition to this, we wanted to figure out which of the two genres is more successful with the readers – specialists or not. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/169239 |
| Designação: | Mestrado em Jornalismo |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_Ana_Rodrigues_Oliveira.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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