Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/169129
Título: A Escrita Como Processo e como Atividade Social no Ensino de Português Língua Materna e no Francês Língua Estrangeira
Outros títulos: Writing as a Process and as a Social Activity in First Language Portuguese and Second Language French Teaching
Autor: Carvalheiro, Joana Sofia Conde
Orientador: Dechamps, Christina
Cirne, Ana
Cerejeira, Manuela
Palavras-chave: Escrita
Escrita como processo
Escrita como atividade social
Géneros escritos
Writing
Writing as a process
Writing as a social activity
Writing genres
Data de Defesa: 24-Abr-2024
Resumo: O presente relatório incide sobre a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES) no Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, ao longo do ano letivo de 2022/2023. Apresenta uma componente descritiva e respetiva reflexão crítica que se centram na prática letiva referente ao 12.ºano em Português e ao 7.º e 8.º ano em Francês. O tema abordado – A Escrita como processo e como atividade social - foi o ponto de partida para a descrição e a reflexão aqui apresentadas. A escrita faz parte do nosso dia-a-dia, quer seja no contexto pessoal, educacional ou profissional. Na sala de aula, a sua utilização raramente assenta no desenvolvimento das suas vertentes processual, social e reflexiva. Para tal, o professor deve aplicar metodologias e dispositivos didáticos, tais como o modelo das Sequências Didáticas ou Percursos Didáticos e a metodologia de projeto, que permitam um trabalho de fundo relativamente à escrita. O presente relatório tem como objetivo principal fomentar a pertinência da escrita enquanto atividade social, nas aulas de Português (LM) e de Francês (LE), trabalhando sistemática e objetivamente a escrita, colocando o aluno a escrever em contexto real. Para essa finalidade, foram levados a cabo projetos e atividades baseados nos pressupostos da metodologia de investigação-ação.
This report focuses on my supervised teaching practice on Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, through the school year of 2022/2023. It presents a descriptive and reflective component that focus on didactic practice of 12th grade Portuguese subject and 7th and 8th grade French subject. The topic dealt with was – Writing as a Process and as a Social Activity – this was the starting point for the description and reflection presented here. Writing is a part of our daily life, whether on the personal, educational, or professional contexts. The rare use of writing in the classroom is founded on the development of its processual, social, and reflective aspects. To achieve so, the teacher should use didactic methodologies and devices, such as the Didactic Sequence (DS) Model or the Modelo de Percursos Didáticos, as well as the Project Methodology, which allow a thorough work on writing. The main goal of this report is to foment the relevance of writing as a social activity, both in Portuguese classes (FL), as well as in French classes (SL), working systematically and objectively on writing, allowing the student to write in an authentic context. To accomplish this, it was put in place a series of activities and projects based on the assumptions of research-action methodology.
URI: http://hdl.handle.net/10362/169129
Designação: Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, especialidade em Português/Francês
Aparece nas colecções:FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Joana_Conde_Cavalheiro.pdf15,07 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.