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http://hdl.handle.net/10362/169120
Título: | O potencial das tecnologias de informação na gestão aeroportuária |
Outros títulos: | The potential of information technologies in airport management |
Autor: | Cândido, Filipe Manuel Caturra Eugénio e Couto |
Orientador: | Julião, Rui Pedro de Sousa Pereira Monteiro Guerreiro, Rui Miguel Pinto |
Palavras-chave: | Aeroportos Gestão aeroportuária Segurança operacional Tecnologias de informação Sistemas de informação geográfica Airports Airport management Operational security Information technologies Geographic information systems |
Data de Defesa: | 5-Abr-2024 |
Resumo: | O presente relatório tem por desígnio expor as tarefas desenvolvidas durante o estágio curricular, para a obtenção do grau de mestre em Ordenamento do Território e Sistemas de Informação Geográfica. O estágio curricular foi realizado na Área de Desenvolvimento do Sistema de Informação Geográfica (SIG) do departamento de Gestão de Informação (GI), parte integrante da Gestão de Ativos (GA) na Direção de Engenharia e Gestão de Ativos (DEGA) da sede da ANA - Aeroportos de Portugal, S.A., em Lisboa.
Neste documento onde se aborda a importância que as TI desempenham no apoio às atividades realizadas na gestão aeroportuária, com um foco para o desenvolvimento e implementação dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na ANA, é incontestável a relevância e a contribuição crescente que estas tecnologias apresentam para a compreensão e gestão eficaz da informação técnica georreferenciada de ativos e infraestruturas. A relação espacial dos elementos que se obtém pela consulta do SIG é uma ajuda inestimável para os diversos utilizadores, permitindo a análise, discussão e monitorização de diversas situações remotamente, sobre a mesma realidade. A implementação dos SIG na ANA tem possibilitado obter uma visão geral dos aeroportos geridos pelo grupo, simplificando a sua compreensão num todo pela representação interativa num WebSIG à distância de um clique e em tempo útil à decisão. Por outro lado, permite agilizar o tempo de resposta aos parceiros de atividade e às autoridades competentes com poder regulatório do setor da aviação civil, aumentando a confiabilidade de que as normas e os regulamentos são cumpridos. O WebSIG da ANA tem alargado a sua capacidade de apoio no acesso à informação de suporte a diversas atividades, fomentando a eficiência e a segurança operacional. No âmbito do estágio foi dado apoio à gestão corrente da plataforma SIG, desenvolvendo-se conteúdos e configurações que permitissem expandir a capacidade de resposta do software às atividades da ANA. Como tal, foram realizadas tarefas de gestão, atualização e exploração de informação geográfica, bem como a criação de geometrias georreferenciadas com associação alfanumérica, contribuindo para a gestão operacional e contínua implementação da plataforma SIG na empresa, fornecendo deste modo, o apoio à tomada de decisões relativas ao território aeroportuário continental e insular português. O projeto principal consistiu na criação das bases geográficas (referencial) do sistema APMS (Airport Pavement Management System) para as unidades de negócio da ANA (aeroportos nacionais), com recurso a um software SIG open source: o QGIS. The purpose of this report is to expose the tasks developed during the curricular internship, to obtain a Master's degree in Territorial Planning and Geographic Information Systems. The curricular internship was carried out in the Geographic Information System (GIS) Development Area of the Information Management (GI) department, an integral part of Asset Management (GA) in the Engineering and Asset Management Direction (DEGA) of the headquarters of the ANA - Aeroportos de Portugal, S.A., in Lisbon. In this document, which addresses the importance that IT plays in supporting activities carried out in airport management, with a focus on the development and implementation of Geographic Information Systems (GIS) at ANA, the relevance and growing contribution that these technologies present for the understanding and effective management of georeferenced technical information on assets and infrastructures is undeniable. The spatial relationship of the elements obtained by consulting the GIS is an invaluable help for different users, allowing the analysis, discussion and monitoring of different situations remotely, on the same reality. The implementation of GIS at ANA has made it possible to obtain an overview of the airports managed by the group, simplifying their understanding as a whole through interactive representation in a WebGIS just a click away and in a timely manner for decision-making. On the other hand, it allows faster response times to activity partners and competent authorities with regulatory power in the civil aviation sector, increasing the reliability that standards and regulations are complied with. ANA's WebGIS has expanded its capacity to support access to information supporting various activities, promoting efficiency and operational security. As part of the internship, support was given to the day-to-day management of the GIS platform, developing content and configurations that allowed the software's responsiveness to ANA's activities to be expanded. As such, management, updating and exploration of geographic information tasks were carried out, as well as the creation of georeferenced geometries with alphanumeric association, contributing to the operational management and continuous implementation of the GIS platform in the company, thus providing support for taking decisions relating to the Portuguese mainland and island airport territory. The main project consisted of creating the geographic bases (reference) of the APMS (Airport Pavement Management System) system for ANA's business units (national airports), using open source GIS software: QGIS. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/169120 |
Designação: | Mestrado em Ordenamento do Território e Sistemas de Informação Geográfica |
Aparece nas colecções: | FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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