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Título: Contributos para uma análise dos materiais didáticos utilizados no ensino de Português como Língua Estrangeira em instituições de ensino superior na China Continental
Outros títulos: Contributions to an analysis of teaching materials used in teaching Portuguese as a Foreign Language in higher education institutions in mainland China
Autor: Anda Ge
Orientador: Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho Carver
Palavras-chave: PLE
EPLE
PLNM
Análise
Avaliação
Material didático
Ensino comunicativo de línguas
Analysis
Evaluation
Teaching material
Communicative language teaching
Data de Defesa: 25-Mar-2024
Resumo: Nas últimas duas décadas, com a cooperação cada vez mais profunda entre a China e a comunidade lusófona, o ensino do português como língua estrangeira (EPLE) na China tem-se desenvolvido aceleradamente. Para os cursos de português como língua estrangeira (PLE) nas instituições do ensino superior na China continental, o material didático (MD) desempenha um papel relevante pela sua função de referência e instrução. Sob essa premissa, a sua seleção, análise e avaliação, bem como a aplicação, tornam-se extremamente significativas. Apesar dos contributos de alguns investigadores sobre a avaliação do MD, existem ainda poucos trabalhos que visam especificamente a avaliação de MD de língua portuguesa a partir da teoria de ensino comunicativo de línguas (ECL), sobretudo em relação aos materiais desenvolvidos por autores chineses. Atendendo a esse facto, o presente estudo avaliou os dois volumes que contemplam o manual Português Para Ensino Universitário (PPEU) por meio da teoria comunicativa de ensino, recorrendo à análise qualitativa de conteúdo e à análise quantitativa de dados recolhidos de um questionário aplicado junto de 71 aprendentes chineses, utilizadores do manual. Através da análise empreendida, procura-se aferir em que medida, e tendo em conta o ponto de vista do aprendente, os manuais didáticos contribuem para desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes de PLE chineses. O presente estudo identificou que a elaboração dos dois volumes estudantis de PPEU não atendeu aos princípios do ECL, pelo que os dados do questionário se compatibilizam, em grande medida, com os resultados da avaliação empreendida. Por fim, atendendo às características do contexto específico do EPLE na China continental, apresentam-se algumas propostas para a otimização do uso do MD em sala de aula.
In the last two decades, with increasingly deeper cooperation between China and the Portuguese-speaking community, the teaching of Portuguese as a foreign language (EPLE) in China has developed rapidly. For Portuguese as a Foreign Language (PLE) courses in higher education institutions in mainland China, teaching material (MD) plays an important role due to its reference and instruction function. Under this premise, its selection, analysis, and evaluation, as well as application, become extremely significant. Despite the contributions of some researchers on the assessment of MD, there are still few works that specifically aim to assess Portuguese language MD from the theory of communicative language teaching (ECL), especially in relation to materials developed by Chinese authors. Given this fact, the present study evaluated the two volumes that include the Portuguese Manual for University Education (PPEU) through communicative teaching theory, using qualitative content analysis and quantitative analysis of data collected from a questionnaire administered to 71 Chinese learners, users of the manual. Through the analysis undertaken, we seek to assess to what extent, and taking into account the learner's point of view, textbooks contribute to the development of the communicative skills of Chinese PLE students. The present study identified that the preparation of the two student volumes of PPEU did not comply with the principles of the ECL, meaning that the data from the questionnaire is, to a large extent, compatible with the results of the evaluation undertaken. Finally, taking into account the characteristics of the specific context of EPLE in mainland China, some proposals are presented for optimizing the use of MD in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/10362/169117
Designação: Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Aparece nas colecções:FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado

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