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http://hdl.handle.net/10362/169030
Título: | O impacto das metodologias ativas no Ensino de Geografia |
Outros títulos: | The impact of active methodologies on Geography teaching |
Autor: | Rodrigues, Mara Trancoso |
Orientador: | Julião, Rui Pedro Fiel, Elisabete Magalhães, Maria do Céu Teixeira, José Afonso |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Geografia Aprendizagem Motivação Empenho Participação Active methodologies Geography Learning Motivation Engagement Involvement |
Data de Defesa: | 29-Fev-2024 |
Resumo: | O visível desenvolvimento humano e tecnológico presente no quotidiano do ser humano, promove uma necessidade de inovar nas escolas, onde é formada a população ativa de um futuro próximo. Assim torna-se necessário aplicar metodologias diferenciadoras no ensino para acompanhar o desenvolvimento mundial a que nos deparamos. A implementação de metodologias ativas de aprendizagem têm ganho destaque no ambiente escolar devido à necessidade de motivar os alunos com os conteúdos abordados ao longo do seu percurso escolar. Diferente do modelo tradicional, no qual o professor desempenha um papel central na transmissão de conhecimento, as metodologias ativas são metodologias onde o aluno tem uma participação ativa no seu processo de aprendizagem, fomentando também o desenvolvimento da autonomia, participação e colaboração (Rodrigues, 2019). Esta abordagem tem como resultado um maior envolvimento e interesse nas aprendizagens. Desta forma, procurámos compreender a eficácia da implementação de metodologias ativas no processo de aprendizagem de alunos do 7º ano do Ensino Básico e do 11º ano do Ensino Secundário. Foram implementadas metodologias ativas por meio de métodos analógicos quanto tecnológicos, permitindo que os alunos utilizassem tecnologias das quais estão familiarizados no seu quotidiano, bem como recursos interativos, facilitando a colaboração, pesquisa e construção do seu conhecimento. De acordo com Berbel (2011) e Moraes & Castella (2018), os alunos sentem-se mais incentivados a explorar, questionar, discutir e aplicar conceitos de forma prática, através da implementação de metodologias ativas na sua aprendizagem, o que resulta no desenvolvimento de habilidades além da mera aquisição de conteúdos, como o pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipa. Tal abordagem facilita a formação de alunos capazes de enfrentar os desafios futuros com eficácia e preparação adequada. The visible human and technological development present in the daily lives of human beings promotes a need to innovate in schools, where the working population of the near future is formed. It is therefore necessary to apply different methodologies in teaching to keep up with the global development we are facing. The implementation of Active Learning Methodologies has gained prominence in the school environment due to the need to motivate students with the content covered throughout their school career. Unlike the traditional model, in which the teacher plays a central role in transmitting knowledge, active methodologies are methodologies in which the student takes an active part in their learning process, also fostering the development of autonomy, participation and collaboration (Rodrigues, 2019). This approach results in greater involvement and interest in learning. In this way, we sought to understand the effectiveness of implementing Active Methodologies in the learning process of students in the 7th year of elementary school and the 11th year of secondary school. Active methodologies were implemented using both analog and technological methods, allowing students to use technologies they are familiar with in their daily lives, as well as interactive resources, facilitating collaboration, research and the construction of their knowledge. According to Berbel (2011) and Moraes & Castella (2018), students feel more encouraged to explore, question, discuss and apply concepts in a practical way by implementing Active Methodologies in their learning, which results in the development of skills beyond the mere acquisition of content, such as critical thinking, problem solving, communication and teamwork. Such an approach facilitates the training of students capable of facing future challenges effectively and with adequate preparation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/169030 |
Designação: | Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Aparece nas colecções: | FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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