Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/169022
Título: O Papel da Composição Aliada ao Gibberish no Desenvolvimento da Criatividade dos Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Barbosa, Edgar Enoque
Orientador: Pereira, Ana Isabel
Figueiredo, Isabel
Palavras-chave: Educação musical no 2.o ciclo
Partituras gráficas
Gibberish
Criatividade
Music education in the 2nd cycle
Graphic scores
Creativity
Data de Defesa: 23-Fev-2024
Resumo: Este relatório descreve toda a experiência resultante da frequência do estágio integrado no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2.º ciclo), numa instituição do distrito de Lisboa, durante o ano letivo 2022/23. No decurso desta experiência, foi possível observar aulas dadas pelo professor cooperante, planificar e lecionar aulas, participar em reuniões e colaborar em projetos, concertos e atividades escolares. Todas estas atividades representaram uma enriquecedora oportunidade de aprendizagem, com a preciosa ajuda do professor cooperante, da professora orientadora de estágio e do colega professor estagiário. Foi, assim, possível desenvolver algumas das muitas competências e dominar as ferramentas necessárias a um futuro como docente de Educação Musical, tanto na parte relacionada mais diretamente com o processo de ensino aprendizagem, como nas tarefas de âmbito mais burocrático. Foi também importante integrar e aprofundar toda uma série de conhecimentos teóricos ligados tanto à componente científica e como à pedagógica, ambas indispensáveis ao dia a dia de um professor. Este trabalho descreve um projeto realizado durante a frequência do estágio com o título “O Papel da Composição Aliada ao gibberish no Desenvolvimento da Criatividade dos Alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico”. O professor estagiário realizou este trabalho com uma turma de 6.º ano procurando conjugar três universos: a notação gráfica, a linguagem gibberish e a composição musical. O projeto contou com várias fases, entre elas a realização de uma maquete musical e de uma composição final de caráter mais livre. Este trabalho representou uma caminhada importante na aprendizagem das várias possibilidades e formas de realizar tarefas em contexto de sala de aula, permitindo também uma posterior análise e reflexão orientada para uma avaliação crítica dos resultados, permitindo retirar informação a ser utilizada em futuros projetos.
This report describes the entire experience resulting from attending the internship integrated into the Master's Degree in Teaching Music Education in Basic Education (2nd cycle), at an institution situated in the district of Lisbon, during the 2022/2023 academic year. During this experience, it was possible to observe classes given by the cooperating teacher, plan and teach classes independently, participate in meetings and collaborate on projects, concerts and school activities. These activities provided an enriching learning opportunity, all made possible by the incredible collaboration between the cooperating teacher, the internship supervisor, and the fellow intern teacher. Throughout the program it was possible to develop a wide range of skills and master the tools necessary to have for a future as a Music Education teacher, regarding those more directly related to the teaching-learning process, as well as tasks within a more bureaucratic scope. It was a great space for learning that allowed for the integration and deepening of a whole series of theoretical knowledge linked to both the scientific and pedagogical components, both of which are essential to the daily life of a teacher. This paper also contains the presentation of a project carried out during the internship entitled “The Role of Composition Combined with gibberish in the Development of Creativity of Students in the 2nd Cycle of Basic Education”. The intern teacher carried out this work with a year 6 class seeking to combine three universes: graphic notation, gibberish language and musical composition. This project included several phases, including the creation of a musical model and a final composition of a freer nature. Altogether, this was an essential journey required for the learning of various possibilities and ways of carrying out tasks in the classroom context, whilst allowing for a subsequent analysis and reflection aimed at a critical evaluation of the results and for the simultaneous collection of information to be used in future projects.
Descrição: Versão corrigida e melhorada após a sua defesa pública
URI: http://hdl.handle.net/10362/169022
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Aparece nas colecções:FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Edgar_Enoque_Barbosa.pdf3,77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.