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Título: O problema do raciocínio indutivo no ensino secundário
Autor: Antunes, Rui Miguel Simões
Orientador: Bernardo, Luís Manuel Aires Ventura
Palavras-chave: Ensino
Construtivismo
Aprendizagem por descoberta
Epistemologia
Empirismo
Indução
Data de Defesa: 15-Dez-2023
Resumo: O presente relatório tem como objetivos principais explanar o estágio ocorrido no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova e apresentar uma proposta de solução para o problema da indução. A necessidade de investigar o problema resulta de uma tensão, identificada no ensino da Filosofia no Secundário, entre ensinar a raciocinar indutivamente e, posteriormente, ensinar o problema da indução. Ora, para resolver essa tensão é necessário apresentar uma proposta de solução para o problema da indução, neste caso: o coerentismo. Esta teoria pode ajudar a resolver o problema da indução, dado que evita que seja necessário transferir a justificação para uma outra crença e/ou conjunto de crenças, integrando as crenças resultantes de raciocínios indutivos, no seu sistema, justificando-as conquanto sejam coerentes com o mesmo. Por fim, esta proposta de solução contribui com alguns benefícios para o ensino da Filosofia no Ensino secundário nomeadamente, uma relação com outros conteúdos do módulo correspondente, um acrescento de coesão ao mesmo, e mais uma oportunidade de estimular debates entre os alunos mobilizando conteúdos relevantes.
URI: http://hdl.handle.net/10362/168956
Designação: Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado

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