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http://hdl.handle.net/10362/168956| Título: | O problema do raciocínio indutivo no ensino secundário |
| Autor: | Antunes, Rui Miguel Simões |
| Orientador: | Bernardo, Luís Manuel Aires Ventura |
| Palavras-chave: | Ensino Construtivismo Aprendizagem por descoberta Epistemologia Empirismo Indução |
| Data de Defesa: | 15-Dez-2023 |
| Resumo: | O presente relatório tem como objetivos principais explanar o estágio ocorrido no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova e apresentar uma proposta de solução para o problema da indução. A necessidade de investigar o problema resulta de uma tensão, identificada no ensino da Filosofia no Secundário, entre ensinar a raciocinar indutivamente e, posteriormente, ensinar o problema da indução. Ora, para resolver essa tensão é necessário apresentar uma proposta de solução para o problema da indução, neste caso: o coerentismo. Esta teoria pode ajudar a resolver o problema da indução, dado que evita que seja necessário transferir a justificação para uma outra crença e/ou conjunto de crenças, integrando as crenças resultantes de raciocínios indutivos, no seu sistema, justificando-as conquanto sejam coerentes com o mesmo. Por fim, esta proposta de solução contribui com alguns benefícios para o ensino da Filosofia no Ensino secundário nomeadamente, uma relação com outros conteúdos do módulo correspondente, um acrescento de coesão ao mesmo, e mais uma oportunidade de estimular debates entre os alunos mobilizando conteúdos relevantes. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/168956 |
| Designação: | Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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