Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/168955
Título: How the use of narratives in the EFL classroom can promote intercultural communicative competence
Autor: Silva, Ana Sofia Rosmaninho Duarte da
Orientador: Cavalheiro, Lili
Palavras-chave: Narrativa(s)
Histórias
Competência comunicativa intercultural
Inglês como língua estrangeira
Narratives
Stories
Intercultural communication competence (ICC)
English as a foreign language (EFL)
Data de Defesa: 14-Dez-2023
Resumo: Num mundo cada vez mais globalizado, é essencial que a comunicação com outras culturas seja eficaz. Tendo isto em consideração, e fazendo com que a sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira seja o local ideal de teste, este relatório pretende estudar como se pode promover a Competência Comunicativa Intercultural (ICC) através do uso de narrativas. Assim, os valores sociais e culturais têm um papel significativo na transformação de relações e interações. Para melhor compreender e apreciar estes valores torna-se fundamental adotar uma abordagem cujo enfoque é na comunicação intercultural. Quando se exploram perspetivas culturais diferentes, e nos comprometemos com um diálogo significante com o Outro através de histórias/narrativas, obteremos um conhecimento muito maior, e saberemos respeitar-nos e aceitarmo-nos mutuamente. Adotar esta abordagem não só aumentará o crescimento pessoal, mas também contribuirá para a construção de uma sociedade mais inclusiva e harmoniosa. O meu interesse em explorar este tema está enraizado na crença de que as histórias têm o poder de conectar pessoas de diversas culturas. Para além disso, acreditando que as narrativas conseguem promover a comunicação intercultural e a compreensão das diferenças culturais, saberão expandir assim as nossas perceções e crenças. Desenvolver a competência comunicativa intercultural dos alunos é saber reconhecer semelhanças e diferenças, compreender dimensões sociais, culturais e políticas, criar possibilidades de cooperação e forjar novas relações. Visto que a narrativa tem a capacidade de gerar pensamento crítico, deverá ser utilizada como um meio para alcançar a empatia e, como tal, a competência de comunicação intercultural. Este relatório tenta encontrar, através dos principais conceitos utilizados (narrativas e ICC), um modelo que possa melhorar a eficácia da aprendizagem da língua e da cultura numa sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira. Serão também discutidos os procedimentos seguidos durante as aulas de observação e as aulas ministradas, bem como mencionados os procedimentos seguidos durante as mesmas. O relatório debruça-se ainda na descrição como foram organizadas e realizadas as aulas, fornece exemplos das mesmas, apresentando, igualmente, uma reflexão crítica dos resultados observados das suas potenciais implicações.
In a globalised world, effective communication with diverse cultures is crucial. Taking this into account and the English as a Foreign Language (EFL) classroom as the place to experiment, this report aims to study how to promote Intercultural Communicative Competence (ICC) through the use of plural narratives, with the belief that they can contribute to the learning process by associating language and culture. Bearing this in mind, cultural and social values play a significant role in shaping our interactions and relationships. To better understand and appreciate these values, it is crucial to adopt an approach that is focused on intercultural communication. By exploring diverse cultural perspectives and engaging in meaningful dialogue through stories/narratives, one can attain greater understanding, respect, and acceptance for one another. Embracing this approach will not only enhance personal growth but also contribute to building a more inclusive and harmonious society. My interest in exploring this topic is rooted in the belief that stories connect people from diverse cultures. Additionally, narratives can promote intercultural communication and understanding of cultural differences, thereby expanding our perceptions and beliefs. To develop students’ intercultural communicative competence is to recognise similarities and differences, understand social, cultural, and political dimensions, create cooperation possibilities and forge new relationships. As narratives have the ability to generate critical thinking, they should be a means to achieve empathy and, therefore, intercultural communication competence. This report attempts to explain the key concepts used (narratives and ICC) in a way that may enhance language and culture learning in an EFL classroom. It will also discuss the procedures followed during the observation classes and the classes taught, as well as it will mention the procedures taken during the observation classes and the classes taught. Furthermore, it describes how the observed classes and practicum were organised and carried out while providing examples of what was done and the results obtained. All things considered, the report ends by referring to some relevant aspects and the critical reflection of the results and their potential implications.
URI: http://hdl.handle.net/10362/168955
Designação: Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Ana_Duarte_Silva.pdf10,74 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.