Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/168542
Título: A credibilidade dos pivôs na percepção dos portugueses
Outros títulos: The credibility of the news presenters in the perception of the Portuguese audience
Autor: Ristow, Rafael
Orientador: Ferreira, Ivone
Santo, Pedro Espírito
Palavras-chave: Credibilidade
Engajamento
Pivô
Jornalista
TV
Credibility
Engagement
News presenter
Journalist
Television
Data de Defesa: 14-Mai-2024
Resumo: Os noticiários de televisão usam da figura de profissionais capazes de transmitir as notícias de forma credível, consoante à veracidade da informação apresentada. São jornalistas que precisam mostrar-se credíveis à percepção dos telespectadores. Os referidos “pivôs” têm um papel centralizador na comunicação do que é facto para com quem recebe a informação. São profissionais com características específicas de reconhecimento do público, que passa a percebê-los numa mediação e merecedores de confiança, muitas vezes em diferentes intensidades. Com essa observação, este estudo foca-se na identificação de qual pivô de noticiário televisivo recebe do público uma maior percepção de credibilidade. Nesta investigação, o recorte limita-se aos jornalistas que apresentam os noticiários de horário nobre nas três principais estações de TV aberta de Portugal – RTP1, SIC e TVI. Por meio de um questionário aplicado de forma on-line, foram recolhidas 264 respostas de inquiridos com diferentes perfis, todos telespectadores de noticiários da televisão portuguesa. Os resultados foram analisados, numa primeira fase, com o software de análise estatística Smart PLS 4. Em seguida, analisados e discutidas suas validações a partir das hipóteses levantadas com a revisão literária. Dos resultados obtidos, verificou-se o apontamento da jornalista Clara de Sousa, (apresentadora do “Jornal da Noite” - SIC) como a pivô mais credível entre os profissionais do horário nobre das três principais estações de TV em Portugal. Os inquiridos apontaram também que a familiaridade e a comunicação verbal do pivô, influenciam positivamente sobre sua credibilidade. Um efeito que não acontece ao considerarmos a atratividade física e a originalidade do jornalista. Constatou-se ainda que o engajamento do pivô para com o público é beneficiado a partir de sua atratividade física, sua comunicação verbal, sua familiaridade e sua originalidade ao apresentar o noticiário. Em contrapartida, este envolvimento não se dá a partir da percepção do público sobre a credibilidade do pivô. Concluiu-se, portanto, que a percepção de credibilidade de um pivô passa por um público exigente e que não consagra qualquer profissional e por qualquer que seja a variável.
The television news uses the figure of professionals capable of transmitting the news in a credible way, according to the veracity of the information presented. They are journalists who need to show themselves as credible to the viewer’s perception. The referred “news presenters” have a centralising role in communicating what is a fact to those who receive the information. They are professionals with specific characteristics of recognition by the public, which starts to perceive them in a mediation and deserving of trust, oftentimes in different intensities. With this observation, this study focuses on the identification of which television news presenter receives a greater perception of credibility from the audience. In this investigation, the focus is limited to journalists that present the prime time news on the three major open TV stations in Portugal - RTP1, SIC and TVI. Through an on-line questionnaire, 264 responses were collected from respondents with distinct profiles, all of them being viewers of Portuguese television news. In the first phase, the results were analysed with the statistical analysis software Smart PLS 4. Then, their validations were analysed and discussed based on the hypothesis raised with the literary review. From the obtained results, journalist Clara de Souza, (presenter of “Jornal da Noite” - SIC) was identified as the most credible news presenter among the prime time news professionals from the three major open television stations in Portugal. The respondents also pointed out that the familiarity and verbal communication of the news presenters positively influences their credibility. An effect that does not happen if considering the physical attractiveness and originality of the journalists. It was also found that the news presenters engagement with the audience benefits from their physical attractiveness, verbal communication, familiarity and originality while presenting the news. In contrast, this involvement does not apply to the public’s perception of the news presenters credibility. It was therefore concluded that the perception of a news presenter’s credibility passes through a demanding audience that does not consecrate any professional and for whatever the variable may be.
URI: http://hdl.handle.net/10362/168542
Designação: Mestrado em Ciências da Comunicação, especialidade em Estudo dos Media e do Jornalismo
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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