Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/168536
Título: TRASH
Autor: Molinar, Afonso Maria de Siqueira da Veiga Boffa
Orientador: Monteiro, Paulo Filipe
Varanda, Paula
Palavras-chave: Autobiografia
Intérprete-criador
Covid-19
Saúde mental
Autobiography
Actor-creator
Mental health
Data de Defesa: 24-Jan-2024
Resumo: TRASH é um texto dramatúrgico para um espectáculo homónimo que se inspira nas estéticas conceptuais de obras de autores como Tim Crouch, James Joyce, Duncan Macmillan, Jorge Andrade e Deborah Pearson, procurando explorar temas como saúde mental e a importância da arte na sua manutenção, a utilização autobiográfica enquanto intérpretecriador, a solidão e isolamento durante a pandemia COVID-19, a beleza e complexidade da voz interior e do diálogo possível com a mesma, e ainda o que significa estar/ser presente e/ou ausente na ligação com o outro. Utilizando um conjunto de textos escritos entre março de 2020 e setembro de 2021, a ideia para a concretização deste espectáculo surgiu na sequência do encontro internacional Presence, Absence, Invisibility, promovido pelo grupo de investigação Performance e Cognição da Universidade Nova de Lisboa, que aconteceu em Lisboa em outubro de 2022. TRASH foca-se nas narrativas de poder e exclusão, na ecologia da presença e ausência cénicas, e na performatividade da (in)visibilidade resultante do período pandémico. O presente relatório pretende enquadrar a escrita de um texto dramatúrgico original como projeto para um espetáculo, com um enquadramento teórico - sobre a autobiografia como fonte para ficção e encenação e sobre as consequências da situação pandémica na prática teatral – e uma descrição dos vários passos do processo criativo de TRASH e perspetivas para a sua encenação.
TRASH is a dramaturgical text for a namesake show that is inspired by the conceptual aesthetics of works by authors such as Tim Crouch, James Joyce, Duncan Macmillan, Jorge Andrade and Deborah Pearson, seeking to explore themes such as mental health and the importance of art in maintaining it, the use of autobiography as an actor-creator, loneliness and isolation during the COVID-19 pandemic, the beauty and complexity of the inner voice and the possible dialogue with it, and also what it means to be present and/or absent in the connection with the other. Using a set of texts written between March 2020 and September 2021, the idea for this show came about following the international meeting Presence, Absence, Invisibility, promoted by the Performance and Cognition research group at Universidade Nova de Lisboa, which took place in Lisbon in October 2022. TRASH focuses on narratives of power and exclusion, the ecology of scenic presence and absence, and the performativity of (in)visibility resulting from the pandemic period. This report aims to frame the writing of an original dramaturgical text as a project for a show, with a theoretical framework - on autobiography as a source for fiction and staging and on the consequences of the pandemic situation on theatrical practice - and a description of the various steps of TRASH’s creative process and perspectives for its staging.
URI: http://hdl.handle.net/10362/168536
Designação: Mestrado em Artes Cénicas
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Afonso_Boffa_Molinar.pdf10,54 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.