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http://hdl.handle.net/10362/167971| Título: | Lisboa Soa: A festival at the crossroads between sound art, ecology, and environmental sustainability |
| Outros títulos: | Lisboa Soa: Um festival na encruzilhada entre a arte sonora, a ecologia e a sustentabilidade ambiental |
| Autor: | Santos, Ana Rita Inácio dos |
| Orientador: | Snyder, Andrew Graver Pires, Isabel |
| Palavras-chave: | Arte sonora Festivais Espaço urbano Sustentabilidade Acústica Arte sonora Festivais Espaço urbano Sustentabilidade Acústica |
| Data de Defesa: | 24-Jul-2023 |
| Resumo: | Conforme uma cidade se ajusta aos efeitos de uma rápida urbanização, os seus habitantes com frequência reavaliam os seus processos de perceção auditiva. Este projeto explora a dimensão sonora dos espaços festivos como reflexo da relação entre o ambiente e as ações antropogénicas, tais como os efeitos da poluição sonora na vida e na saúde humanas, através da análise do papel do Festival Lisboa Soa na criação do que os organizadores consideram ser uma consciência ambiental e acústica entre o público. Com este estudo, reflito como o festival utiliza a arte sonora como veículo para repensar a relação do indivíduo com o ambiente e a crise climática, onde o ambiente físico imediato é tomado como metáfora e forma de envolvimento coletivo, na reflexão sobre questões ambientais. Com base na intersecção entre os sound studies e os estudos sobre festivais, partindo de uma perspetiva multidimensional nos debates sobre a relação entre arte sonora e consciência ambiental, e com base numa pesquisa etnográfica no festival, esta dissertação explora como a intersecção das diversas dimensões deste festival pode ser um recurso para conceber respostas para a renovação do ambiente urbano sensorial e físico. As a city adapts to the consequences of rapid urbanization, its inhabitants constantly reassess their listening processes. This project explores the dimension of sound in festive spaces as a reflection of the relationship between the environment and anthropogenic actions, such as the effects of noise pollution on human life and health, through analysis of the roles of the Lisboa Soa Festival in creating what organizers regard as environmental and acoustic awareness among the public. I argue that the festival uses sound art as a vehicle to rethink the individual's relationship with the environment and the climate crisis. The experiences in the immediate physical environment of the festival are understood as metaphors and forms of collective involvement to reflect on environmental issues. Building on the fields of sound studies and festival studies drawing on a multidimensional perspective on the debates regarding the relationship between sound art and environmental awareness, and based on ethnographic research at the festival, this study explores how the intersection of the different dimensions of this festival might be resources to generate solutions for the renewal of the sensorial and physical urban environment. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/167971 |
| Designação: | Mestrado em Ciências Musicais, especialidade em Etnomusicologia |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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