Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/167705
Título: The use of Mobile Technology in the EFL Classroom: promoting lexical acquisition and oral interaction skills
Outros títulos: A utilização das tecnologias móveis na aula de inglês para a promoção da aquisição lexical e da interação oral
Autor: Rodrigues, Ana Rita Pedro
Orientador: Neves, Marco
Cavalheiro, Lili
Palavras-chave: Educação
Tecnologia
Smartphones
Mobile Assisted Language Learning (MALL)
Inglês Segunda Língua (EFL)
Tecnologias móveis
Geração Z
Competências orais
Comunicação
Education
Technology
English as a Foreign Language (EFL)
Mobile Technology
Generation Z
Oral skills
Communication
Data de Defesa: 6-Jul-2023
Resumo: Nowadays, it is impossible to think about education without it being allied to technology. We live in a world where we should undoubtedly use technology as an educational tool, not only as a recurring practice within the classroom, but also because it allows us to learn and connect with students outside the classroom. Considering the Covid-19 global pandemic, where traditional teaching practices had to be reinvented through the use of diverse technological devices, and in which digital platforms became accepted and normalized as a form of teaching, we have moved into a reality where mobile devices are unquestionably part of the daily life of the present generation of students in our schools. Generation Z, in which we can the find the so called “Digital Natives”, a term coined by Marc Prensky (2001), refers to the generation that was the first to be born in a world where the Internet has always existed, resulting in a generation with greater comfort when it comes to the use of technology. It is in this context that it is necessary to understand the importance of the presence of mobile technology in the EFL classroom, therefore, teachers may take advantage of this reality and, in addition to other approaches, incorporate technology within the classroom, something which is familiar to the students, and that may contribute to increasing their motivation, thus resulting in lexical acquisition and communication skills. Action-research was the methodology used throughout the supervised teaching practice, where the teacher observes, researches and explores a certain topic, and then reflects upon it with the aim of growing professionally and improving their teaching practices.
Atualmente é impossível pensar em educação sem que esta esteja aliada à tecnologia. Vivemos num mundo tecnológico, onde a devemos utilizar como uma ferramenta de ensino, não só como prática recorrente dentro da sala de aula, mas também porque nos permite a aprendizagem e a ligação aos alunos fora desta. Considerando o enquadramento histórico da pandemia mundial Covid-19, onde práticas tradicionais de ensino tiveram de se reinventar através do uso dos mais variados dispositivos tecnológicos e onde plataformas digitais passaram a ser aceites e normalizadas como forma de ensino, partimos para uma realidade onde os dispositivos móveis fazem, indiscutivelmente, parte do quotidiano da presente geração de alunos nas nossas escolas. A geração Z, onde se inserem os “Digital Natives”, termo estabelecido por Marc Prensky (2001), que se refere a uma geração que foi a primeira a nascer e crescer num mundo onde a Internet sempre existiu, é uma geração com maior conforto no que diz respeito à utilização da tecnologia. É neste contexto que é necessário entender a importância de incluir as tecnologias móveis no ensino, em particular do Inglês como língua estrangeira, cabendo ao professor tirar partido desta realidade que, para além de outras abordagens, pode incluir as tecnologias móveis dentro da sala de aula, algo que é familiar aos alunos e que pode contribuir para aumentar a motivação e as mais variadas competências, tomando como exemplo a aquisição lexical e a interação oral. A metodologia utilizada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada foi a da investigação-ação, onde o professor observa, investiga e explora determinada temática através dos mais variados instrumentos, refletindo posteriormente e tendo como finalidade o seu crescimento profissional e o aperfeiçoamento das suas práticas.
URI: http://hdl.handle.net/10362/167705
Designação: Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Ana_Pedro_Rodrigues.pdf1,79 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.