Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/167613| Título: | Desenvolvimento de uma Estratégia de Suporte à Adoção de Animais |
| Outros títulos: | Development of an animal adoption support strategy |
| Autor: | Marques, Patrícia Palmeiro |
| Orientador: | Saraiva, Carla do Carmo Nave |
| Palavras-chave: | Usabilidade User experience Social media Interface design Adoção de animais Usability Animal adoption |
| Data de Defesa: | 15-Jun-2023 |
| Resumo: | O modo como os abrigos divulgam os animais que albergam para alcançar possíveis adotantes, tem evoluído em simultâneo com os novos media. Atualmente existem várias associações presentes nas plataformas digitais em Portugal, no entanto, nenhuma possui uma aplicação móvel própria, e só algumas seguem uma estratégia consistente nas redes sociais. O objetivo principal deste projeto é criar uma estratégia, com base em conhecimento científico, que possa contribuir para as associações aumentarem o número de adoções. Por forma a adquirir esse conhecimento, foi realizada uma extensa revisão de literatura, e foram aplicados vários métodos do processo de design centrado no utilizador, nomeadamente entrevistas e testes de usabilidade.
A estratégia desenvolvida compreende o desenvolvimento de um protótipo interativo de uma aplicação móvel e de um guia de boas práticas que os abrigos podem aplicar a nível de redes sociais. O objetivo do protótipo interativo da aplicação móvel é que este possa servir como modelo para que os abrigos desenvolvam as suas próprias aplicações. Este protótipo foi testado e avaliado, sendo que no geral se verificou um resultado satisfatório por parte dos participantes. Espera-se que, através da aplicação deste modelo e/ou do guia de boas práticas, seja possível ampliar a exposição e a interação da associação com possíveis adotantes e, consequentemente, levar ao aumento do número de adoções. The way in which shelters publicize the animals they house to reach potential adopters has evolved along with new media. There are currently several associations present on digital platforms in Portugal, however, none have their own mobile application, and only a few follow a consistent strategy on social networks. The main objective of this project is to create a strategy, based on scientific knowledge, that can help associations increase the number of adoptions. In order to acquire this knowledge, an extensive literature review was carried out, and several methods of the user-centered design process were applied, namely interviews and usability tests. The developed strategy comprises the development of an interactive prototype of a mobile application and a good practices guide that shelters can apply at the level of social networks. The purpose of the interactive prototype of the mobile application is that it can serve as a model for shelters to develop their own applications. This prototype was tested and evaluated, and in general there was a satisfactory result on the part of the participants. It is expected that, through the application of this model and/or the good practices guide, it will be possible to increase the exposure and interaction of the association with possible adopters and, consequently, lead to an increase in the number of adoptions. |
| Descrição: | Versão corrigida e melhorada após a sua defesa pública |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/167613 |
| Designação: | Mestrado em Novos Media e Práticas Web |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_Patricia_Palmeiro_Marques.pdf | 3,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











