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http://hdl.handle.net/10362/167430
Título: | Estudo do Impacto da Informação - Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) e CARRIS no Facebook na Pandemia COVID 19 |
Autor: | Soares, Ana Maria Ferreira |
Orientador: | Ochôa, Paula Henriques, Roberto |
Palavras-chave: | Impacto da informação Transportes públicos rodoviários Pandemia COVID-19 Redes sociais Portugal Impact of information Public road transport COVID-19 pandemic Social networks (Facebook) |
Data de Defesa: | 29-Nov-2023 |
Resumo: | No contexto da pandemia COVID-19, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (Portugal) divulgou as normas e recomendações quanto às regras de higienização e utilização de transportes públicos, seguindo as orientações da Direcção-Geral de Saúde (DGS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Comissão Europeia, sendo necessário estudar o seu impacto. Este estudo exploratório partiu da pergunta de investigação "Qual o impacto da informação disponibilizada aos passageiros dos transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa? e teve como objectivo analisar o impacto da comunicação da informação sobre as regras estabelecidas, durante o período de março de 2020 e março de 2021. Foram estudados dois casos de estudo – Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) e Carris, através da análise às publicações que foram comunicadas pela rede social Facebook. Foi elaborada uma análise social aos comentários, dos Emojis com a ferramenta Textanalysis, uma análise de conteúdo aplicada a métodos digitais através da aplicação de categorias de impacto (Negativo ou Positivo), uma análise de textos informatizados com a ferramenta, Linguistic Inquiry and Word Count (LIWC) e uma análise da contagem de palavras mais usadas nos comentários através do Voyant Tools. Foi também elaborada uma análise às reacções e por último uma análise do engagement das análises dos comentários com as reacções. Através da análise dos comentários, cujos resultados devolveram um impacto negativo, foram identificadas situações tais como a exclusão dos passageiros de mobilidade reduzida, a sobrelotação dos autocarros, a segurança e a higienização. O engagement das análises dos comentários com a análise das reacções (Emojis), resultou num impacto global positivo. Este estudo pretende contribuir com provas empíricas, para a compreensão do impacto da informação e proporcionar uma análise de dados que possibilite o apoio na tomada de decisão, através da adequação de regras específicas para o uso do transporte público rodoviário, face à gestão de situações de risco, contemporâneas e futuras. In the context of the COVID-19 pandemic, the Mobility and Transport Authority (Portugal) released standards and recommendations regarding the rules of hygiene and use of public transport, following the guidelines of the Directorate-General for Health (DGS), the World Health Organization (WHO) and the European Commission, and it was necessary to study their impact. This exploratory study was based on the research question What is the impact of the information made available to public transport passengers in the Lisbon Metropolitan Area? and aimed to analyze the impact of communicating information about the established rules, during the period from March 2020 to March 2021. Two case studies were studied - Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) and Carris, by analyzing the publications that were communicated on the social network Facebook. A social analysis was carried out on the comments, of the Emojis using the Textanalysis tool, a content analysis applied to digital methods by applying impact categories (Negative or Positive), an analysis of computerized texts using the Linguistic Inquiry and Word Count (LIWC) tool and an analysis of the count of the most used words in the comments using Voyant Tools. An analysis of the reactions was also carried out and finally an analysis of the engagement of the analysis of the comments with the reactions. Through the analysis of the comments, the results of which returned a negative impact, situations were identified such as the exclusion of passengers with reduced mobility, overcrowded buses, safety and sanitation. Combining the analysis of comments with the analysis of reactions (Emojis) resulted in an overall positive impact. This study aims to contribute empirical evidence to understanding the impact of information and to provide an analysis of data to support decision-making by adapting specific rules for the use of public road transport to manage contemporary and future risk. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/167430 |
Designação: | Mestrado em Gestão e Curadoria de Informação |
Aparece nas colecções: | FCSH: DH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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Mestrado_Ana Ferreira_Soares.pdf | 7,91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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