Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/163671
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dc.contributor.advisorSantos, Zélia de Jesus Calvário Raposo dos-
dc.contributor.authorDias, João Eduardo Onofre-
dc.date.accessioned2024-02-16T15:38:22Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/163671-
dc.descriptionDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Data Driven Marketing, specialization in Digital Marketing and Analyticspt_PT
dc.description.abstractCom a utilização de uma abordagem data-driven por parte das instituições implica que as instituições procurem recolher e utilizar um maior número de informações dos consumidores, o que permite o desenvolvimento da sua atividade. Porém, a maior utilização dos dados pessoais dos clientes e os casos mediáticos sobre as violações de privacidade de dados pessoais de grandes empresas originaram preocupações nos consumidores, o que leva a que seja relevante analisar como estes poderão reagir a futuros pedidos de consentimento e utilização dos seus dados. Assim, torna-se crucial perceber os fatores que afetam a predisposição dos consumidores portugueses para divulgarem as suas informações pessoais. Este estudo propõe um modelo que explora potenciais influenciadores dessa predisposição. Os fatores considerados no estudo são relativos às características individuais do consumidor e a relação do consumidor com a organização requerente dos seus dados pessoais. O modelo é analisado tendo em contexto o cenário de companhias aéreas, ou seja, se os consumidores estão predispostos a trocar os seus dados pessoais por serviços personalizados das companhias aéreas. Com base em 320 respostas, os resultados revelaram que os benefícios percebidos são a principal causa que faz os consumidores portugueses divulgarem os seus dados. Em segundo lugar, surge o facto de os consumidores apresentarem confiança na entidade requerente das suas informações pessoais. O estudo demonstra que as variáveis relacionadas com a perda de privacidade não afetam a predisposição dos consumidores portugueses. Adicionalmente, o estudo desenvolve-se num contexto ainda pouco desenvolvido, mais concretamente, o contexto das companhias aéreas, sendo que vem reforçar a importância do contexto, uma vez que os consumidores podem revelar diferenças nas suas intenções comportamentais e preocupações consoante o serviço apresentado. Os consumidores portugueses estariam predispostos a prescindir dos seus dados pessoais por um serviço personalizado das companhias aéreas, sendo bastantes suscetíveis de preterir os riscos de perda de privacidade por um ligeiro benefício ou uma ligeira confiança na entidade requerente dos seus dados. Por vezes, os consumidores são facilmente iludidos pelos benefícios percebidos prejudicando a sua privacidade, podendo ser revelador de algum desconhecimento de educação digital.pt_PT
dc.description.abstractThe use of a data-driven approach by institutions means that they seek to collect and use more consumer information, which allows them to develop their business. However, the increased use of customers' data and the media cases of breaches of personal data privacy by large companies have raised concerns among consumers, making it relevant to analyze how they might react to future requests for consent and use of their data. Therefore, it becomes crucial to understand the factors that affect Portuguese consumers' willingness to disclose their personal information. This study proposes a model that explores potential influencers of this willingness. The factors considered in the study are related to the consumer's characteristics and the consumer's relationship with the organization requesting their data. The model is analyzed in the context of the airline companies’ scenario to explore if consumers are willing to exchange their data for personalized airline services. Based on 320 responses, the results revealed that benefits are the main reason for Portuguese consumers to disclose their data. In second place is the fact that consumers trust the entity requesting their personal information. The study shows that variables related to the loss of privacy do not affect the willingness of Portuguese consumers. Additionally, the study takes place in a context that is still underdeveloped, specifically the context of airline companies. This reinforces the importance of context since consumers can reveal differences in their behavioral intentions and concerns depending on the service provided. Portuguese consumers would be willing to give up their data for a personalized service from airlines and are very likely to sacrifice the risks of loss of privacy for a slight benefit or a slight trust in the entity requesting their data. Consumers are often easily misled by perceived benefits, which can be prejudicial to their privacy, and can be indicative of a lack of digital literacy.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPredisposição para a divulgação de dados pessoaispt_PT
dc.subjectconfiançapt_PT
dc.subjectprivacidadept_PT
dc.subjectpersonalidadept_PT
dc.subjectbenefícios percebidospt_PT
dc.subjectcompanhias aéreaspt_PT
dc.subjectWillingness to disclose personal datapt_PT
dc.subjecttrustpt_PT
dc.subjectprivacypt_PT
dc.subjectpersonalitypt_PT
dc.titleQue fatores afetam a predisposição dos consumidores para divulgar informações pessoais?Quais os fatores que afetam a predisposição dos consumidores aplicado num contexto das companhias aéreas?pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Analítico, especialização em Marketing Digital e Análise de Dadospt_PT
dc.date.embargo2027-01-29-
dc.identifier.tid203518578pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informaçãopt_PT
Aparece nas colecções:NIMS - Dissertações de Mestrado em Marketing Analítico (Data-Driven Marketing)

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