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    http://hdl.handle.net/10362/16323Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma | 
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| dc.contributor.author | Ferreira, Jorge | - | 
| dc.contributor.author | Ferreira, João | - | 
| dc.date.accessioned | 2016-01-25T09:42:32Z | - | 
| dc.date.available | 2016-01-25T09:42:32Z | - | 
| dc.date.issued | 2011 | - | 
| dc.identifier.isbn | 978-989-26-0111-3 | - | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/16323 | - | 
| dc.description.abstract | Com a evolução cultural, económica e tecnológica das sociedades, os hábitos de mobilidade sofreram mudanças que possibilitaram melhorias na forma e nos tempos de deslocação. No início, o automóvel era um objeto de luxo mas rapidamente esse paradigma se alterou, sendo hoje um bem essencial. Esta alteração teve como consequência o surgimento de problemas de sinistralidade. As elevadas taxas de mortalidade originadas pelos elevados índices de sinistralidade atingiram níveis insustentáveis para as sociedades modernas. Numa tentativa de alterar o rumo dos acontecimentos, têm surgido inúmeros planos para minimizar as suas consequências. Assim, Governo Civil de Lisboa, no âmbito das suas competências de atuação, na área da Prevenção e Segurança Rodoviária, desenvolveu um projeto de georeferenciação da sinistralidade ocorrida no distrito de Lisboa, para o ano de 2007, englobando os sinistros onde estivessem envolvidas vitimas mortais e/ou feridos graves. O projeto foi realizado, tendo por base o sistema de informação alfanumérico (Boletim Estatístico de Acidentes Rodoviários - BEAV) disponibilizado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e que é preenchido “in loco” pelas forças de segurança (PSP e GNR). Nestes boletins a componente geográfica já está prevista, contudo no seu tratamento não lhe é dada a devida importância, ficando estes campos, muitas vezes incompletos, mal preenchidos ou vazios. Este trabalho valorizou o aspeto geográfico, tendo sido marcados sobre ortofotomapas os locais onde ocorreu o sinistro. Associou-se depois a cada um, a informação alfanumérica que o caracteriza e uma componente de fotografia do local. O resultado final foi a produção de um relatório, contendo estes aspetos em sumários individuais, que foi distribuído aos 16 municípios do Distrito de Lisboa e a outras entidades interessadas. Foi igualmente disponibilizado um ficheiro KML para a plataforma GoogleEarth com os sinistros, alguma informação respeitante aos mesmos e integradas as fotografias do local. Este conjunto de informação, está em ficheiros compatíveis para aparelhos de GPS, no site oficial do Governo Civil de Lisboa. O projeto pretende disponibilizar à comunidade civil, informação georreferenciada do local do sinistro, alertando e sensibilizando as populações para o problema da sinistralidade. | pt_PT | 
| dc.language.iso | por | pt_PT | 
| dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra, CeGot, FCT. | pt_PT | 
| dc.rights | openAccess | pt_PT | 
| dc.subject | Sinistralidade Rodoviária | pt_PT | 
| dc.subject | Sistemas de Informação Geográfica | pt_PT | 
| dc.subject | Prevenção Rodoviária | pt_PT | 
| dc.subject | Modelação espacial | pt_PT | 
| dc.title | Políticas de prevenção rodoviária: um caso de geo-referenciação | pt_PT | 
| dc.type | bookPart | pt_PT | 
| degois.publication.firstPage | 603 | pt_PT | 
| degois.publication.lastPage | 611 | pt_PT | 
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT | 
| dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-26-0244-8_68 | pt_PT | 
| Aparece nas colecções: | FCSH: DGPR - Artigos em revista nacional com arbitragem científica | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RESUMO_VII_CGP2009.pdf | 86,31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | 
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