Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/163111
Título: Educação e Comunicação Patrimonial: o caso da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras
Autor: Pereira, Ana Rita dos Santos
Orientador: Ochôa, Paula
Palavras-chave: Património
Educação Patrimonial
Comunicação Patrimonial
Torres Vedras
Cidadania
Heritage
Heritage Education
Heritage Communication
Citizenship
Data de Defesa: 14-Dez-2023
Resumo: A presente dissertação tem como principal objetivo estudar a importância das boas práticas de educação e comunicação patrimonial para o desenvolvimento da consciência histórica, patrimonial e cívica de uma comunidade, utilizando como caso de estudo a Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras e a sua ação no respetivo concelho. Para tal, pretende-se dar a conhecer quais as estruturas e métodos de educação e comunicação patrimonial, mapear as instituições responsáveis por estas funções no concelho de Torres Vedras, entender o papel da educação e comunicação patrimonial para o desenvolvimento da consciência histórica, patrimonial e cívica de uma comunidade, explicitar o funcionamento da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras e enumerar as suas ações. Numa primeira fase são definidos os conceitos base e expostas algumas reflexões sobre os mesmos, seguindo-se a apresentação do concelho em estudo através da enumeração do seu património local e o que é feito para a sua dinamização e divulgação pelas instituições responsáveis, assim como a apresentação das mesmas. Por último, é realizada uma análise qualitativa do trabalho levado a cabo pela Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras, através dos elementos que compõem a sua estratégia de educação e comunicação patrimonial recorrendo por isso a entrevistas, inquéritos, observação participante de algumas atividades e indireta de outras e análise de fontes, tais como os artigos no jornal Badaladas, e publicações como por exemplo Cadernos do Património ,Torrienses na Grande Guerra 1914/1918 , assim como dos blogs e redes sociais da associação. Apesar da estratégia de comunicação da associação poder ainda ser melhorada, as práticas de educação e comunicação patrimonial realizadas ao longo dos seus mais de 40 anos de atividade ininterrupta, deram origem a mudanças na comunidade, inspirando a criação de outros movimentos de cidadãos a lutarem pela defesa e divulgação do seu património e deram a conhecer o património do concelho aos mais jovens .
The aim of this thesis is to analyze the impact of good policies on heritage education and communication in the development of a community’s historical, heritage and civic awareness using, as a case study, the Torres Vedras Defense and Dissemination of Cultural Heritage Association and its municipality role. For that purpose, this thesis covers which structures and methods of heritage education and communication exist, maps out the responsible institutions for these tasks in Torres Vedras municipality, understands the role that heritage education and communication has on the development of a community’s historical, heritage and civic awareness and explains how the Torres Vedras Defense and Dissemination of Cultural Heritage Association works and listing its activities.Firstly, the foundation concepts will be defined, accompanied by critical reflections on them. This will be followed by an introduction to the municipality through listing its local heritage and presenting the institutions responsible for the heritage’s dynamization and dissemination as well as outlining what measures are being taken by them regarding this matter. Lastly, it will be carried out a qualitative analysis of the activities performed by Torres Vedras Defense and Dissemination of Cultural Heritage Association through elements that make up its heritage education and communication strategy. Therefore, this thesis resorted to interviews, inquiries, the participant direct observation in some activities and indirect in others and also the analysis of sources such as articles from the Badaladas newspaper and publications such as Cadernos do Património, Torrienses na Grande Guerra 1914/1918 as well as blogs’ and the association’s social media posts. Although the association’s performance can be improved, its heritage education and communication policies, implemented during the last 40 years, propelled changes in the community. It has inspired the citizens to create new movements targeted at the conservation and dissemination of their heritage while educating the younger generation about it.
URI: http://hdl.handle.net/10362/163111
Designação: Mestrado em Património
Aparece nas colecções:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AnaRitaPereira_DissertaçãoCorrigaAposDefesa.pdf1,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.