Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/161159
Título: Aliança Estratégica entre Jornalismo e academia
Outros títulos: Strategic alliance between journalism and academiaan updated version of the article first published at Revista Aprender,
Autor: Coelho, Pedro
Palavras-chave: Ensino
Aliança
Academia
Jornalismo
Mercado
Tecnologia
Data: 2016
Resumo: Condicionado pela dimensão financeira do mercado e pelo impacto das novas tecnologias, o jornalismo encontra-se numa encruzilhada. Perante a ameaça que perpassa o quadro de valores que estruturam a profissão, sobrepõe-se a necessidade de estabelecer uma aliança estratégica entre o jornalismo e a academia (cursos de jornalismo/comunicação). Se os cursos de jornalismo/ comunicação estão a ser, cada vez mais e um pouco por todo o mundo, a porta de entrada na profissão, a academia deve assumir centralidade no processo, formando profissionais que estabeleçam um compromisso com o público. A receita é complexa: profissionais que resistam aos condicionalismos impostos pelo mercado, que fazem o jornalismo vacilar, e que ao mesmo tempo respondam criticamente, inovando, produzindo alternativa, às necessidades do mercado. Este percurso reclama uma maior aproximação entre academia e profissão; uma aproximação construtiva que não aniquile a identidade de nenhuma das partes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/161159
DOI: https://doi.org/10.14195/2183-6019_3_3
ISSN: 2183-6019
Aparece nas colecções:FCSH: ICNOVA - Artigos em revista internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
5331_Texto_do_Artigo_28579_1_10_20191210.pdf468,77 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.