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http://hdl.handle.net/10362/157978| Título: | Tempo e performance no cinema de Albert Serra: Um caso singular no cinema do tempo expandido |
| Autor: | Oliveira, Manuel Gameiro |
| Orientador: | Veríssimo, Maria Irene Ângelo Aparício |
| Palavras-chave: | Cinema Slow-Cinema Albert Serra Tempo Fotogenia Adaptação Cinematográfica Performance Time Photogénie Film Adaptation |
| Data de Defesa: | 24-Abr-2023 |
| Resumo: | O universo do agora chamado slow-cinema tem vindo a ser explorado com cada vez mais frequência depois do prolífico início do século XXI em filmes que em si se enquadram. Albert Serra tornou-se num dos realizadores que mais recorrentemente surgem citados quando falamos deste cinema, enquanto simultaneamente viveu anos de sucesso no contexto dos grandes festivais de cinema, facto que se reflete ainda hoje. Como um realizador a quem associamos o slow-cinema e vice-versa, trata-se de um caso único em grande parte devido à sua relação com a adaptação cinematográfica e a uma iconografia mitológica e importante à história da cultura ocidental. As imagens dos seus filmes são determinadas por características específicas deste tipo de cinema, com ênfase no tempo e na performance, mas destacam-se pelo modo como estas características e técnicas cinematográficas se relacionam com estes sujeitos e estas temáticas. Esta dissertação estuda os vários modos onde podemos observar essas relações, a partir de binómios como o mundano e o divino, a performance e o real, ou os párias e os heróis. O espaço que há entre esses binómios é ocupado na obra de Albert Serra por imagens que ainda que caracterizáveis por elementos do universo do slow-cinema, dele se destacam. The universe of what is now called slow-cinema has been explored more and more frequently after the beginning of the 21st century being prolific in films that can be characterized like so. Albert Serra became one of the directors who is mentioned more often when we talk about this kind of cinema, while experiencing moderate success in the context of major film festivals, something that is still visible today. As a director to whom we associate slow-cinema and vice versa, his is a unique case largely due to his relationship with the literary adaptation and the mythological iconography that is important to the history of Western culture. The images of his films are determined by specific characteristics of this type of cinema, with its emphasis on time and performance, but stand out for the way in which these cinematographic characteristics and techniques relate to such subjects and themes. This dissertation studies the various ways in which these relationships can be observed, based on dualities such as the mundane and the divine, performance and reality, pariahs and heroes. The space between these dualities is occupied in Albert Serra's work by images that, although characterized by elements that are common in slow-cinema, stand out from it. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/157978 |
| Designação: | Mestrado em Estética e Estudos Artísticos, especialização em Cinema e Fotografia |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DF - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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