Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/157567
Título: Formulação de problemas, envolvendo educação financeira, por alunos do 1º CEB
Autor: Santos, Rita Susana Morgado dos
Santiago, Ana
Cruz, Catarina Maria Neto da
Palavras-chave: 1.º CEB
Educação Financeira
Formulação de Problemas
Formação Inicial de Professores
Matemática
Primary School
Financial Education
Initial Teacher Training
Mathematics
Problem Posing
Data: Dez-2022
Editora: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra
Resumo: Este texto pretende relatar parte de uma investigação desenvolvida por uma professora estagiária, envolvendo alunos do 3.º ano do 1.º CEB, que visava promover a formulação e resolução de problemas em contextos de Educação Financeira. A formulação de problemas permite ao aluno desenvolver aprendizagens significativas, o raciocínio matemático, a comunicação e estabelecer conexões internas e externas à Matemática, potenciando, simultaneamente, a resolução de problemas. A Educação Financeira promove nos alunos uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro, revelando-se um contexto promissor na criação de situações problemáticas. Considerando a pertinência de desenvolver nos alunos capacidades para formular e resolver problemas com contextos significativos, foi realizada uma investigação qualitativa, descritiva e interpretativa. Neste texto, será apresentada uma parte do estudo na qual a formulação de problemas pelos alunos foi motivada por um folheto de supermercado criado para o efeito. Os resultados apontam para a formulação de diversos tipos de problemas, envolvendo conhecimentos matemáticos de diferentes domínios em articulação com a Educação Financeira. This text aims to report a part of an investigation developed by a trainee teacher, involving students from the 3rd year of Primary School, intending to promote problem solving and problem posing in Financial Education contexts. Problem posing allows students to develop meaningful learning, mathematical reasoning, communication and establish internal and external connections to mathematics, while enhancing students’ abilities in problem solving. Financial Education promotes in students a healthy, balanced, and responsible relationship with money, proving to be a promising context for the creation of problem situations. Considering the relevance of developing students' skills to formulate and solve problems involving meaningful contexts, a qualitative, descriptive, and interpretative research was conducted. In this text, it will be presented a part of the study in which the problem posing by students was motivated by a supermarket leaflet created for that purpose. The analysis of the formulated problems took into consideration the different types, contents and mathematical processes involved, as well as strategies applied in their resolution. The results point to the formulation of different types of problems, involving mathematical knowledge from different domains Articulated with Financial Education.
Descrição: UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/157567
ISBN: 978-989-99491-3-3
Aparece nas colecções:FCSH: CICS.NOVA - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Anexo_1.1.4_.pdf14,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.