Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/157412
Title: “Black Beauty Matters”. O impacto do movimento ativista BLM na indústria da moda e beleza
Author: Fresco, Vera Milheirão
Advisor: Silva, Ivone Marília Carinhas Ferreira da
Keywords: Fashion Activism
Black Lives Matter
Racismo
Diversidade
Black beauty
Racism
Diversity
Defense Date: 8-May-2023
Abstract: O ano de 2020 tornou-se um marco histórico, no estudo académico e científico, face à pandemia Covid-19 e à onda de protestos ativistas, liderados pelo grupo Black Lives Matter, fundado em 2013. Perante o assassinato do afro-americano George Floyd por um polícia, inúmeros cidadãos ergueram as suas vozes e saíram às ruas para lutar pelos direitos da comunidade negra, sendo considerado pela revista Times “May be the largest movement in Us History”. Pela primeira vez, a indústria da moda uniu-se, aparentemente como nunca contra o racismo, sendo que nos 90 dias após a morte de Floyd foram publicadas 126 capas de revistas a apoiar o movimento, um número quase três vezes maior do que o total nos últimos 90 anos (Poynter, 2020). Este trabalho propõe-se a analisar o impacto que esta onda de solidariedade, que culminou na partilha de posts com quadrados negros nas redes sociais e frases de apoio por parte de várias revistas, estilistas e marcas - “#BlackOutTuesday” - teve na indústria da moda e beleza e de que forma as palavras transformaram-se em ações. Ao estagiar na plataforma digital “Miranda by SAPO” procurei complementar a revisão da literatura com a investigação participante – o estágio – de forma a entender como é que esta empresa se diferencia e mantém no mercado, sendo que desde a sua fundação luta pela diferença com a missão de abraçar “todos”, em oposição aos media tradicionais de moda e beleza que dependeram de um protesto mundial para gerar a mudança e a consciencialização de que “é preciso fazer melhor”.
The year 2020 became a milestone in academic and scientific study in the face of the Covid19 pandemic and the wave of activist protests led by the group Black Lives Matter, founded in 2013. Faced with the murder of African American George Floyd by a police officer, countless citizens raised their voices and took to the streets to fight for the rights of the black community, being considered by the Times magazine "May be the largest movement in Us History". For the first time, the fashion industry apparently united as never before against racism, and in the 90 days after Floyd's death 126 magazine covers were published supporting the movement, a number almost three times higher than the total in the last 90 years (Poynter, 2020). This paper proposes to analyze the impact that this wave of solidarity, which culminated in the sharing of posts with black squares on social media and phrases of support by various magazines, designers and brands - "#BlackOutTuesday" - had on the fashion and beauty industry and how words turned into actions. By interning at the digital platform "Miranda by SAPO" I sought to complement the literature review with the participant research - the internship - in order to understand how this company differentiates and maintains itself in the market, being that since its foundation it fights for the difference with the mission of embracing "everyone", in opposition to the traditional fashion and beauty media that depended on a worldwide protest to generate the change and the awareness that "it is necessary to do better".
URI: http://hdl.handle.net/10362/157412
Designation: Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Estudo dos Media e de Jornalismo
Appears in Collections:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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Relato rio de Esta gio - Vera Milheira o [2020114882] (1).pdf13,67 MBAdobe PDFView/Open


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