Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/155925
Título: As convenções literárias do amor nas obras de literatura do programa de 10º ano
Autor: Durante, Marina de Lima e Lemos
Orientador: Araújo, Maria Teresa Alves de
Palavras-chave: Literatura
Ensino
Leitor
Escola
Texto
Literature
Teaching
Text
Reader
School
Data de Defesa: 8-Fev-2023
Resumo: Este relatório descreve criticamente as ações da autora desenvolvidas na Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no ensino básico e secundário, assim como privilegia uma abordagem reflexiva sobre perspetivas metodológicas do ensino da literatura tendo em conta o programa de 10.º ano de escolaridade. Partindo do tema dos códigos literários da experiência amorosa, incide em aspetos didáticos e perspetivas socioculturais, históricas e psicológicas inerentes ao ensino da educação literária em contexto de Prática de Ensino Supervisionada realizada. Contempla-se, além do domínio da educação literária, também o domínio da leitura, relevando a abordagem didática de perspetivas psicológicas, socioculturais e históricas que enformam os textos literários. Do ponto de vista pedagógico, dá-se conta da promoção de formas diversificadas de participação e de envolvimento dos estudantes na aprendizagem.
This report describes critically the actions developed by her author in the supervised teaching practice, in the context of the Master of Arts in Teaching of Portuguese in primary and secondary education, and emphasizes a reflective approach on methodological perspectives of the teaching of literature, considering the syllabus of the 10th grade of schooling. Starting from the theme of literary codes of the love experience, it focuses on didactic aspects and sociocultural, historical and psychological perspectives inherent to the teaching of literary education in the context of the supervised teaching practice carried out. It is considered, in addition to the domain of literary education, also the domain of reading, highlighting the didactic approach of psychological, sociocultural and historical perspectives that shape literary texts. From a pedagogical point of view, the promotion of diversified forms of participation and involvement of students in learning is also emphasised.
URI: http://hdl.handle.net/10362/155925
Designação: Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Marina Durante vf 22-23.pdf4,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.