Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/155868
Título: "Ring them bells": Instrumentos musicais e tecnologia numa fábrica de sinos e relógios de torre em Portugal
Autor: Vieira, Yuri Honorato
Orientador: Carvalho, João Filipe Soutelo Soeiro de
Palavras-chave: Etnomusicologia
Instrumento musical
Tecnologia
Património cultural
Carrilhão
Campanologia
Relojoaria
Organologia
Portugal
Braga
Ethnomusicology
Musical instrument
Technology
Cultural heritage
Bell
Carillon
Campanology
Horology
Organology
Data de Defesa: 28-Fev-2023
Resumo: A presente dissertação é um estudo etnomusicológico e histórico sobre a prática sineira em Portugal. Inclui uma perspetiva histórica dos últimos noventa anos (1932–2021), em que aborda particularmente as transformações da prática expressiva envolvidas no processo de desenvolvimento e/ou implementação de sistemas automatizados de toque de sinos no país. Partindo de um enquadramento teórico fundado na antropologia da tecnologia e na etnomusicologia, o autor interpreta valores e interesses socioculturais envolvidos nas escolhas tecnológicas do passado com base na narrativa histórica construída pelos seus agentes no presente. Para o efeito, a Serafim da Silva Jerónimo & Filhos, Lda., também conhecida como A Fundição de Sinos de Braga — única fábrica de sinos e relógios de torre em atividade em Portugal —, é utilizada como estudo de caso. Argumenta-se que a atuação e o posicionamento da empresa estiveram em sintonia com as dinâmicas de desenvolvimento tecnológico ao nível (inter)nacional, aliando adoção/adaptação de soluções tecnológicas estrangeiras e criação com base em especificidades locais. Discute também os papéis desempenhados por categorias de pensamento específicas tais como inovação, tradição e património como guias das relações entre os agentes da prática nos processos de escolha tecnológica, sendo os seus novos contornos de sentido constantemente incorporados nos discursos de (re)construção do passado e no posicionamento no presente. Por fim, analisa a problemática da ausência de sineiros e a sua relação com a implementação de sistemas automatizados de toque, de onde se conclui que este fenómeno esteve associado a um amplo conjunto de fatores sociais e culturais não abarcados pelas justificações baseadas somente no binarismo causa versus solução. Em alternativa, o percurso histórico de transformações da religiosidade cristã e da prática sineira internacional, bem como as dinâmicas políticas, sociais e económicas, estiveram ligados às transformações da prática sineira portuguesa que tiveram lugar em meados do século XX.
This dissertation is an ethnomusicological and historical study on the tower bell ringing practice in Portugal. It includes a historical perspective over the last ninety years (1932–2021), in which it particularly addresses the transformations of expressive practice involved in the process of development and/or implementation of automated bell ringing systems throughout the country. Starting from a theoretical framework based on the anthropology of technology and ethnomusicology, the author interprets sociocultural values and interests involved in the technological choices of the past based on the historical narrative constructed by its agents in the present. For this purpose, Serafim da Silva Jerónimo & Filhos, Lda., also known as A Fundição de Sinos de Braga—the only factory of tower bells and clocks operating in Portugal—is used as a case study. It is argued that the company's performance and positioning were in line with the dynamics of technological development at the (inter)national level, combining the adoption/adaptation of foreign technological solutions and creation based on local specificities. It also discusses the roles played by specific categories of thought such as innovation, tradition and cultural heritage as guides for the relations between the agents of practice in the processes of technological choice; with their new contours of meaning being constantly incorporated into the discourses of (re)construction of the past and positioning in the present. Finally, it analyzes the problem of the absence of bell ringers and its relationship with the implementation of automated ring systems, from which it can be concluded that this phenomenon was associated with a wide range of social and cultural factors not covered by the justifications based solely on the cause versus solution binarism. Alternatively, the historical course of the transformations of Christian religiosity and of the bell practice in general—as well as the political, social and economic dynamics— can be linked with the transformations of the Portuguese bell practice that took place in the mid-twentieth century.
URI: http://hdl.handle.net/10362/155868
Designação: Mestrado em Ciências Musicais, especialização em Etnomusicologia
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado



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