Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/155800
Título: Repensar o Modelo de Concerto na Música Erudita no Séc. XXI – um Estágio no Plano Nacional das Artes
Autor: Lima, Ana Filipa Oliveira
Orientador: Brandão, Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro
Palavras-chave: Música erudita
Elitismo
Públicos
Experiência
Democratização
Soluções
Classical music
High profile
Audience
Experience
Democracy
Solutions
Data de Defesa: 24-Fev-2023
Resumo: Neste relatório de estágio procurei articular o Mestrado em Estética e Estudos Artísticos com a especialização em Artes e Ciências Musicais focando a Música Erudita, a minha área profissional. O meu Relatório de Estágio Curricular está dividido em três partes. Tendo como Instituição de acolhimento do meu Estágio Curricular o Plano Nacional das Artes, tornei o estágio um capítulo central de articulação entre um primeiro capítulo completamente teórico e um terceiro capítulo integralmente prático. No primeiro capítulo procedi à análise de literatura que me permitisse fazer a ligação entre o meu Mestrado em Estética e Estudos Artísticos e a minha área de especialização Artes e Ciências Musicais chegando mais concretamente à Música Erudita. Comecei por contextualizar a Música Erudita dentro da Estética cruzando a mesma com a Educação Artística e a Educação Estética. Desenvolvi, ainda que muito levemente, a dicotomia entre Cultura, Arte e Entretenimento com o objetivo de depois fazer uma descrição sobre as transformações da escuta musical a partir do século XVIII. Posteriormente, apresentei considerações relativamente aos públicos da música erudita no contexto português abordando ainda as políticas de cultura em Portugal. Com este capítulo pretendi contextualizar a necessidade da existência do Plano Nacional das Artes. O segundo capítulo incidiu sobre o meu estágio curricular. Comecei pela contextualização do Plano Nacional das Artes, continuo com a Carta do Porto Santo, um documento que considero uma mais-valia para a literatura sobre cultura, arte e educação e concluo com a enumeração das atividades desenvolvidas no âmbito do meu estágio curricular. No terceiro capítulo apresento a Orquestra do Alto Minho, um projeto do qual sou a Fundadora e Presidente. A relevância deste capítulo acontece exatamente da minha necessidade de articular a teoria da academia com a prática no terreno. Mais do que desenvolver literatura sobre esta matéria, pretendo utilizar a Orquestra do Alto Minho como um projeto piloto. Ao querer desenvolver uma temática que envolve os públicos da música erudita em Portugal reparei desde logo num grande problema, a falta de literatura sobre este assunto sendo a música erudita muitas vezes incluída num chapéu muito grande, facilmente misturada com outros géneros de música ou então subversiva na categoria geral de cultura. Comecei este relatório ambicionando perceber o motivo pelo qual a música erudita não é culturalmente democrática e como mudar este cenário. Contudo este relatório acabou por me levantar ainda mais interrogações às quais pretendo responder ou, pelo menos, investigar durante o meu Doutoramento.
In this internship report, I tried to articulate the Master in Aesthetics and Artistic Studies with the specialization in Musical Arts and Sciences, focusing on Classical Music, my professional area. My Curricular Internship Report is divided into three parts. Having as host Institution for my Curricular Internship the Plano Nacional das Artes, I made the internship a central chapter of articulation between a first completely theoretical chapter and a third fully practical chapter. In the first chapter I proceeded to the analysis of literature that allowed me to make the connection between my Master's in Aesthetics and Artistic Studies and my area of specialization Musical Arts and Sciences, more specifically in Classical Music. I started by contextualizing Classical Music within Aesthetics, crossing it with Artistic Education and Aesthetic Education. I developed, albeit very lightly, the dichotomy between Culture, Art and Entertainment with the aim of later making a description of the transformations of musical listening from the 18th century onwards. Subsequently, I presented considerations regarding the audiences of classical music in the Portuguese context, also addressing cultural policies in Portugal. With this chapter I intended to contextualize the need for the existence of the Plano Nacional das Artes. The second chapter focused on my curricular internship. I started by contextualizing the Plano Nacional das Artes, continued with the Carta de Porto Santo, a document that I consider to be an asset to the literature on culture, art and education, and I conclude with a list of the activities carried out within the scope of my curricular internship. In the third chapter I present the Orquestra do Alto Minho, a project of which I am the Founder and President. The relevance of this chapter stems precisely from my need to articulate the theory of academia with practice on the ground. More than developing literature on this subject, I intend to use Orquestra do Alto Minho as a pilot project. When wanting to develop a theme that involves the audiences of classical music in Portugal, I immediately noticed a big problem, the lack of literature on this subject, with classical music often included in a very large hat, easily mixed with other genres of music or subversive in the general category of culture. I started this report with the ambition to understand why classical music is not culturally democratic and how to change this scenario. However, this report ended up raising even more questions that I intend to answer or, at least, investigate during my PhD.
URI: http://hdl.handle.net/10362/155800
Designação: Mestrado em Estética e Estudos Artísticos, especialização em Artes e Ciências Musicais
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relato rio de Esta gio Filipa Lima.pdf3,14 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.