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http://hdl.handle.net/10362/155619| Título: | O romance musicado em Portugal |
| Autor: | Raimundo, Nuno de Mendonça |
| Data: | 2023 |
| Resumo: | Apesar da clara preferência pelo vilancete e pela cantiga, o romance é uma das principais formas literárias a que os músicos ibéricos do século XVI recorreram para as suas composições. Em Portugal, particularmente, o testemunho escrito do romance musicado é bastante reduzido, mas evidencia, em alguns casos, um tratamento musical específico, distinto dos outros géneros profanos, e o recurso a textos com origem no romanceiro medieval. O cenário inverte-se no início do século XVII, em que o romance se torna a forma musical palaciana mais popular e esmagadoramente maioritária nas colectâneas musicais portuguesas, acompanhando a tendência poética e musical que se verifica também em Espanha a partir de meados do século XVI. Esta comunicação visa dar uma perspectiva sumária sobre a evolução do romance musicado em Portugal, desde o início do século XVI ao início do século XVII, segundo o testemunho das fontes musicais portuguesas, acompanhando, em particular, o desenvolvimento da relação formal entre os textos literário e musical. |
| Descrição: | UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020 SFRH/BD/140077/2018 |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/155619 |
| Aparece nas colecções: | FCSH: CESEM - Documentos de conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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