Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/155392
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Paula Cristina-
dc.contributor.authorJorge, Noémia-
dc.date.accessioned2023-07-17T22:08:28Z-
dc.date.available2023-07-17T22:08:28Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.isbn978-989-53971-2-9-
dc.identifier.otherPURE: 66230757-
dc.identifier.otherPURE UUID: eacfcec3-0af8-49b4-ae52-82b688e466f8-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/155392-
dc.descriptionUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 UID/04887/2020-
dc.description.abstractPretendemos, neste artigo, apresentar um projeto de escrita académica realizado na ESECS-Instituto Politécnico de Leiria, no ano académico de 2020/2021. Concebido numa lógica de investigação-ação, o trabalho foi realizado no âmbito das unidades curriculares de Oficina de Escrita Académica e Profissional (Licenciatura em Serviço Social) e Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa (Licenciatura em Educação Básica) e, em termos de produto, consistiu na criação de um projeto de comunicação autêntico: um e-book intitulado Duvidário: 100 dúvidas da Língua Portuguesa. O e-book em causa é constituído por cem textos de carácter expositivo curtos em que os alunos/autores formulam e dão resposta a uma dúvida na área da língua portuguesa, recorrendo a instrumentos de normalização apropriados e utilizando linguagem formal/académica, mas percetível a um público leitor não especializado. Com este projeto pretendeu-se, por um lado, conceber e testar um percurso didático que visasse a aquisição e desenvolvimento de competências de escrita académica por parte de alunos de 1.º ano de licenciatura e, por outro lado, contribuir para a reflexão sobre práticas pedagógicas que promovam o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem do discurso académico, por um lado, e sobre a especificidade do discurso académico em Portugal, em contexto de Ensino Superior, por outro lado. No âmbito da investigação-ação, visou-se ainda a aquisição e o desenvolvimento de competências a nível da comunicação académica em língua portuguesa: a promoção do conhecimento sobre o funcionamento e o uso da língua portuguesa; o desenvolvimento da metalinguagem e das competências comunicativas em contexto académico; o incremento das competências de pesquisa e tratamento de informação, em função de instrumentos de normalização do português adequados.en
dc.format.extent17-
dc.language.isopor-
dc.publisherGrácio Editor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03213%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F03213%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.titleDo esclarecimento da dúvida à escrita académica-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.firstPage115-
degois.publication.lastPage132-
degois.publication.titleDiscurso Académico-
degois.publication.title2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.contributor.institutionCentro de Linguística da UNL (CLUNL)-
Aparece nas colecções:FCSH: CLUNL - Capítulo de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Discurso_Acad_mico_e_book_2_115_132.pdf1,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.