Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/155392Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Ferreira, Paula Cristina | - |
| dc.contributor.author | Jorge, Noémia | - |
| dc.date.accessioned | 2023-07-17T22:08:28Z | - |
| dc.date.available | 2023-07-17T22:08:28Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.isbn | 978-989-53971-2-9 | - |
| dc.identifier.other | PURE: 66230757 | - |
| dc.identifier.other | PURE UUID: eacfcec3-0af8-49b4-ae52-82b688e466f8 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/155392 | - |
| dc.description | UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 UID/04887/2020 | - |
| dc.description.abstract | Pretendemos, neste artigo, apresentar um projeto de escrita académica realizado na ESECS-Instituto Politécnico de Leiria, no ano académico de 2020/2021. Concebido numa lógica de investigação-ação, o trabalho foi realizado no âmbito das unidades curriculares de Oficina de Escrita Académica e Profissional (Licenciatura em Serviço Social) e Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa (Licenciatura em Educação Básica) e, em termos de produto, consistiu na criação de um projeto de comunicação autêntico: um e-book intitulado Duvidário: 100 dúvidas da Língua Portuguesa. O e-book em causa é constituído por cem textos de carácter expositivo curtos em que os alunos/autores formulam e dão resposta a uma dúvida na área da língua portuguesa, recorrendo a instrumentos de normalização apropriados e utilizando linguagem formal/académica, mas percetível a um público leitor não especializado. Com este projeto pretendeu-se, por um lado, conceber e testar um percurso didático que visasse a aquisição e desenvolvimento de competências de escrita académica por parte de alunos de 1.º ano de licenciatura e, por outro lado, contribuir para a reflexão sobre práticas pedagógicas que promovam o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem do discurso académico, por um lado, e sobre a especificidade do discurso académico em Portugal, em contexto de Ensino Superior, por outro lado. No âmbito da investigação-ação, visou-se ainda a aquisição e o desenvolvimento de competências a nível da comunicação académica em língua portuguesa: a promoção do conhecimento sobre o funcionamento e o uso da língua portuguesa; o desenvolvimento da metalinguagem e das competências comunicativas em contexto académico; o incremento das competências de pesquisa e tratamento de informação, em função de instrumentos de normalização do português adequados. | en |
| dc.format.extent | 17 | - |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.publisher | Grácio Editor | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03213%2F2020/PT | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F03213%2F2020/PT | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.title | Do esclarecimento da dúvida à escrita académica | - |
| dc.type | conferenceObject | - |
| degois.publication.firstPage | 115 | - |
| degois.publication.lastPage | 132 | - |
| degois.publication.title | Discurso Académico | - |
| degois.publication.title | 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.description.version | publishersversion | - |
| dc.description.version | published | - |
| dc.contributor.institution | Centro de Linguística da UNL (CLUNL) | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: CLUNL - Capítulo de livros nacionais | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Discurso_Acad_mico_e_book_2_115_132.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











