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http://hdl.handle.net/10362/154252
Título: | Inclusão na Educação Musical: A Teoria de Aprendizagem Musical no desenvolvimento de estratégias de integração |
Autor: | Paiva, Patrícia Isabel Bailhote |
Orientador: | Figueiredo, Isabel Maria Lopes Nogueira, João Manuel Nunes da Silva |
Palavras-chave: | Estágio Educação Musical Inclusão Teoria de Aprendizagem Musical Internship Musical Education Inclusion Music Learning Theory |
Data de Defesa: | 6-Fev-2023 |
Resumo: | O presente relatório pretende dar a conhecer ao leitor a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no ano letivo de 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical para 2º ciclo do Ensino Básico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. No decorrer deste percurso foram alvo de observação seis turmas de 2. º ciclo e um clube de percussões orientado por um docente de Educação Musical. O relatório contém descrições e reflexões de aulas observadas de três docentes distintos e de aulas lecionadas ao longo do 2º e 3º período escolar. As reflexões são inspiradas e fundamentadas à luz da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon que interpreta um papel de veículo para a promoção da inclusão em sala de aula. O relatório contém quatro capítulos. O primeiro, intitulado Educação Musical em Portugal, propõe uma breve contextualização histórica e algumas considerações mais atuais sobre documentos orientadores da disciplina. O segundo explora os fundamentos da Teoria de Aprendizagem Musical, algumas pedagogias que inspiraram a construção dessa mesma teoria e autores que têm vindo a demonstrar preocupação sobre a inclusão em diversos moldes de aulas com música. O terceiro capítulo contextualiza a escola de estágio, introduzindo o quarto e último capítulo onde partilho a minha experiência enquanto professora estagiária. This report intends to present to the reader the Supervised Teaching Practice, carried out in the academic year 2021/2022, within the scope of the Master’s degree in Music Education Teaching for the 2nd cycle of Basic Education of NOVA University of Lisbon – School of Social Sciences and Humanities (NOVA FCSH). During this course, six 2nd cycle classes and a percussion club guided by a Music Education teacher were observed. The report contains descriptions and reflections of lessons given by three different teachers and lessons taught during the 2nd and 3rd school year by me. The reflections are inspired and grounded in the light of Edwin Gordon's Music Learning Theory, which plays a role as a vehicle for promoting inclusion in the classroom. The report contains four chapters. The first, entitled Music Education in Portugal, proposes a brief historical contextualization and some more current considerations about the discipline's guiding documents. The second explores the fundamentals of Music Learning Theory, some pedagogies that inspired the construction of this theory and authors who have been showing concern about the inclusion in different molds of music classes. The third chapter contextualizes the internship school, introducing the fourth and final chapter where I share my experience as a trainee teacher. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/154252 |
Designação: | Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PatriciaPaiva_RelatoriodeEstagio.pdf | 7,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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