Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/153447
Título: Relação museu - comunidade e o papel dos museus regionais na preservação da memória local: O Caso do Museu do Pico
Autor: Costa, João Pedro Fontes
Orientador: Telo, Paula Alexandra Ochôa de Carvalho
Palavras-chave: Relação museu-comunidade(s)
Museus locais
Museus regionais
Património imaterial
Açores
Museum-community relationship(s)
Local museums
Regional museums
Intangible heritage
Digitization
Azores
Data de Defesa: 6-Abr-2022
Resumo: Este relatório de estágio descreve a experiência, as atividades realizadas e a reflexão patrimonial proporcionada pelo Museu do Pico, refletindo sobre a relação museu-comunidade e o seu papel como instituição cultural que preservar os costumes e tradições locais. Após proceder a uma revisão de literatura e devida exploração de conceitos. o relatório focar-se-á na apresentação da experiência e no estudo de caso em torno do Museu do Pico e dos seus contributos para a preservação da memoria local. Os objetivos a desenvolver foram os seguintes: Entender as várias formas como os museus regionais/locais interagem com a população circundante e como esta interage com os museus; Entender de que forma é que os museus regionais preservam e divulgam as memórias e histórias que estes possuem; Identificar como a preservação das memórias pelos museus regionais beneficia a população local; Compreender as divergências entre os museus regionais/locais e os grandes museus no que toca às suas missões e interações com a comunidade circundante. Concluímos que o Museu do Pico como outros de semelhante tipologia, inserido num meio semirrural, se assume como um local de diálogo com a comunidade com a qual partilha uma relação de bastante proximidade, onde as pequenas histórias, memórias e vidas do passado são divulgadas, assim como são promovidas as vivências e a cultura do presente vivo, beneficiando a população e o património que se propõe representar e servir com a sua missão, objetivos e atividades.
This internship report describes the experience, the activities carried out and the heritage reflection provided by the Pico Museum, reflecting on the museum-community relationship and its role as a cultural institution that preserves local customs and traditions. After proceeding to a literature review and due exploration of concepts. the report will focus on presenting the experience and case study around the Pico Museum and its contributions to the preservation of the local memory. The objectives to be developed were as follows: Understand the various ways in which regional/local museums interact with the surrounding population and how this interacts with museums; Understand how regional museums preserve and disseminate the memories and stories they have; Identify how the preservation of memories by regional museums benefits the local population; Understand the divergences between regional/local museums and major museums in terms of their missions and interactions with the surrounding community. We conclude that the Pico Museum, like others of a similar typology, inserted in a semi-rural environment, is a place of dialogue with the community with which it shares a very close relationship, where the small stories, memories and lives of the past are disseminated, as well as the experiences and culture of the living present are promoted, benefiting the population and heritage it proposes to represent and serve with its mission, objectives and activities.
URI: http://hdl.handle.net/10362/153447
Designação: Mestrado em Património
Aparece nas colecções:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio.pdf2,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.