Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/153408
Título: A utilização de ArcGis StoryMaps no Ensino da Geografia de 9º Ano do 3º Ciclo
Autor: Leandro, Alexandre Miguel Matos Capela Campos
Orientador: Fiel, Elisabete Maria Bailadeira Amiguinho
Julião, Rui Pedro de Sousa Pereira Monteiro
Palavras-chave: StoryMaps
TIC
TIG
Geografia
Mapas
Conhecimento
Aprendizagens essenciais
Geography
Maps
Knowledge
Essential Learnings
Data de Defesa: 14-Nov-2022
Resumo: Este relatório resulta da prática de ensino supervisionada (PES) integrada no Mestrado em Ensino de Geografia, no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, sobre a utilização dos StoryMaps em sala de aula. O trabalho desenvolvido promoveu a utilização da aplicação StoryMaps da Esri na construção de materiais pelo docente e pelos alunos para promover o desenvolvimento de competências e conhecimento geográfico em sala de aula. O principal objetivo do trabalho desenvolvido é demonstrar a utilidade deste tipo de aplicações na promoção da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) no desenvolvimento de competências nos alunos, sob a orientação do docente, de modo que estes desenvolvam conhecimento e realizem aprendizagens significativas. A prática de ensino supervisionada decorreu na Escola dos Salesianos do Estoril, no Concelho de Cascais numa turma de 9º ano e numa turma de 10º ano, tendo a utilização destas ferramentas sido apenas aplicada na turma de 9º ano. Neste relatório é apresentado um enquadramento teórico baseado na importância das TIC e das TIG, e de como os StoryMaps são uma ferramenta que realiza uma utilização conjunta destas duas tecnologias. Apresenta-se também a aplicação dos StoryMaps em sala de aula, além da forma como os discentes foram orientados na sua utilização e os resultados obtidos.
The report results from the supervised teaching practice (STP) integrated in the Master in Geography Teaching, in the Lower Secondary Education and in Upper Secondary Education, on the use of StoryMaps in the classroom. The work developed promoted the use of Esri's StoryMaps application in the construction of materials by the teacher and students to promote the development of skills and geographic knowledge in the classroom. The main objective of the work developed is to demonstrate the usefulness of this type of applications in promoting the use of Information and Communication Technologies (ICT) and Geographic Information Technologies (GIT) in the development of skills in students, under the guidance of the teacher, in so that they develop knowledge and carry out significant learning. The supervised teaching practice took place at Salesianos do Estoril - Escola, in the Municipality of Cascais, in a 9th grade class and a 10th grade class, and the use of these tools was only applied in the 9th grade class. This report presents a theoretical framework based on the importance of ICT and GIT, and how StoryMaps are a tool that makes a joint use of these two technologies. The application of StoryMaps in the classroom is also presented, as well as the way in which the students were guided in their use and the results obtained.
URI: http://hdl.handle.net/10362/153408
Designação: Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado

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