Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/15326
Título: Escritos de Artista em Portugal: história de um esquecimento
Autor: Sousa, Ana Catarina Rosendo de
Palavras-chave: Escritos de artista
História da arte
Historiografia da arte
Modernismo
Neorealismo teoria da arte
Século XX
Portugal
António Dacosta
Diogo de Macedo
José de Almada Negreiros
Júlio Pomar
Nikias Skapinakis
Aarão de Lacerda
João Barreira
Reynaldo dos Santos
José Augusto França
Artists’ writings
Art history
Art historiography
Modernism
Neo – realism
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente estudo realiza uma abordagem inédita aos escritos de artista ao entendê-los como elementos de formação do pensamento teórico sobre as artes plásticas no contexto português do século XX. A perspectiva usada evidencia este tipo de texto como fontes disponíveis mas até aqui negligenciadas pelas práticas historiográficas e analisa, de entre a produção textual elaborada por artistas, aquela que configura (nas suas proposições e nos seus objectivos funcionais) um tipo de conceptualização paralelo e concomitante com enunciados teóricos oriundos de outros agentes do campo artístico (como críticos e historiadores). Diogo de Macedo, António Dacosta, José de Almada Negreiros, Júlio Pomar e Nikias Skapinakis são os artistas cuja produção escrita é observada; Aarão de Lacerda, João Barreira, Reynaldo dos Santos e, sobretudo, José-Augusto França, são os autores cujas construções historiográficas são analisadas. Através destes protagonistas dos debates estéticos e da formação de legibilidade do acontecido, verifica-se a possibilidade de renovação do conhecimento do passado a partir do recurso aos textos elaborados por artistas e, ao mesmo tempo, estudam-se as modalidades de formação discursiva, no campo da história da arte, que têm conduzido à exclusão deste tipo de fontes. Modernismo, academismo, artes decorativas, surrealismo, abstracção, realismo, figuração, o estatuto do artista e a função do Estado na promoção das artes são alguns dos assuntos através dos quais se identificam algumas das questões em discussão, num longo período que se estende da década de 1920 à década de 1970 e que tem o seu ponto nodal nos anos do pós-guerra
URI: http://hdl.handle.net/10362/15326
Designação: Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em História da Arte
Aparece nas colecções:FCSH: DHA - Teses de Doutoramento

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