Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/153234
Título: Satisfação com o Curso Básico de Música
Outros títulos: Satisfaction with the Basic Music CourseAn Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes
Autor: Esteireiro, Paulo
Sousa, Ruben
Gonçalves, Luís Carlos Pimenta
Palavras-chave: Ensino Vocacional da Música
Ensino Artístico Especializado
Regime Articulado
Regime Supletivo
Satisfação
Vocational Music Teaching
Specialized Music Education;
Articulated Regime
Supplemental Regime
Satisfaction
Data: 2021
Resumo: Foram objetivos desta investigação conhecer e analisar os níveis de satisfação dos alunos com os regimes articulado e supletivo do Curso Básico de Música do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira. A partir de métodos quantitativos, analisaram-se variáveis sociodemográficas, gostos e aptidões musicais dos alunos e constataram-se correlações positivas entre os índices de satisfação das disciplinas de Instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto. Verificou-se ainda que os níveis de satisfação com as aulas da Formação Artística Especializada se associam positivamente com a capacidade de organização do tempo de estudo, com a articulação de horários entre escolas e também com a articulação entre as aprendizagens realizadas nas disciplinas de Instrumento e de Formação Musical. De uma forma geral, a amostra revela níveis de satisfação bastante elevados com as aulas do Conservatório, em ambos os regimes do Ensino Artístico Especializado. The objectives of this investigation were to know and analyze the levels of satisfaction of students with the Music Basic Course at the Conservatory – Madeira’s Professional School of the Arts, in both the articulated and supplementary regimes. Based on a quantitative methodology, a set of sociodemographic variables, musical aptitudes and tastes were analyzed, and positive correlations were found with the satisfaction rates obtained in the disciplines of Instrument,Musical Formation and Ensemble Class. In the same way, it was found that the overall satisfaction with the classes is associated with the students’ perceptions about the ability to organize their study time, as well as the perception of the articulation of the learning made in the Instrument and Musical Training disciplines.
Descrição: UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/153234
DOI: https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186
ISSN: 2183-7481
Aparece nas colecções:FCSH: INET-MD - Artigos em revista nacional com arbitragem científica
FCSH: CESEM - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RPEAn11_v2_Art1.pdf183,22 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.