Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/153234| Título: | Satisfação com o Curso Básico de Música |
| Outros títulos: | Satisfaction with the Basic Music CourseAn Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes |
| Autor: | Esteireiro, Paulo Sousa, Ruben Gonçalves, Luís Carlos Pimenta |
| Palavras-chave: | Ensino Vocacional da Música Ensino Artístico Especializado Regime Articulado Regime Supletivo Satisfação Vocational Music Teaching Specialized Music Education; Articulated Regime Supplemental Regime Satisfaction |
| Data: | 2021 |
| Resumo: | Foram objetivos desta investigação conhecer e analisar os níveis de satisfação dos alunos com os regimes articulado e supletivo do Curso Básico de Música do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira. A partir de métodos quantitativos, analisaram-se variáveis sociodemográficas, gostos e aptidões musicais dos alunos e constataram-se correlações positivas entre os índices de satisfação das disciplinas de Instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto. Verificou-se ainda que os níveis de satisfação com as aulas da Formação Artística Especializada se associam positivamente com a capacidade de organização do tempo de estudo, com a articulação de horários entre escolas e também com a articulação entre as aprendizagens realizadas nas disciplinas de Instrumento e de Formação Musical. De uma forma geral, a amostra revela níveis de satisfação bastante elevados com as aulas do Conservatório, em ambos os regimes do Ensino Artístico Especializado. The objectives of this investigation were to know and analyze the levels of satisfaction of students with the Music Basic Course at the Conservatory – Madeira’s Professional School of the Arts, in both the articulated and supplementary regimes. Based on a quantitative methodology, a set of sociodemographic variables, musical aptitudes and tastes were analyzed, and positive correlations were found with the satisfaction rates obtained in the disciplines of Instrument,Musical Formation and Ensemble Class. In the same way, it was found that the overall satisfaction with the classes is associated with the students’ perceptions about the ability to organize their study time, as well as the perception of the articulation of the learning made in the Instrument and Musical Training disciplines. |
| Descrição: | UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020 |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/153234 |
| DOI: | https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186 |
| ISSN: | 2183-7481 |
| Aparece nas colecções: | FCSH: INET-MD - Artigos em revista nacional com arbitragem científica FCSH: CESEM - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RPEAn11_v2_Art1.pdf | 183,22 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











