Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/152654
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDamas, Carlos-
dc.date.accessioned2023-05-11T22:13:48Z-
dc.date.available2023-05-11T22:13:48Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn1647-905X-
dc.identifier.otherPURE: 60268214-
dc.identifier.otherPURE UUID: 7c9643fd-b8a3-4d57-bb37-84c40ee15701-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0001-8767-6799/work/96205444-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/152654-
dc.descriptionUIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020-
dc.description.abstractMuitos especialistas referem que a autoeficácia se reflete na qualidade do desempenho e aprendizagem. Baixos níveis de autoeficácia podem resultar em sentimentos depressivos, baixa autoestima, pensamentos pessimistas, e ansiedade. Bons níveis de autoeficácia favorecem a aprendizagem, o desempenho, melhoram a motivação, a resiliência, a saúde. Este estudo teve como objetivo construir e validar uma escala, que permita analisar a autoeficácia e fontes de autoeficácia que podem influenciar as crenças dos alunos de música clássica. Com recurso a um painel Delphi composto por cinco especialistas, elaboraram-se os itens da escala. A escala resultante, composta por 22 itens, baseou-se na escala da autoeficácia geral de Ralf Schwarzer e Matthias Jerusalem, e nas quatro fontes de autoeficácia de Albert Bandura. A escala foi administrada a 150 participantes, alunos de várias classes de instrumentos e canto, que frequentam instituições de ensino politécnico e universitário em Portugal. As análises estatísticas demonstraram boa confiabilidade. Podemos considerar a escala elaborada um instrumento útil para avaliar os níveis de autoeficácia e as fontes de autoeficácia que influenciam as crenças dos músicos.en
dc.format.extent8-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00693%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00693%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEscalas-
dc.subjectAutoeficácia-
dc.subjectMúsicos-
dc.subjectAlunos-
dc.subjectPerformance-
dc.subjectScales-
dc.subjectSelf-efficacy-
dc.subjectMusicians-
dc.subjectStudents-
dc.titleEscala da Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita-
dc.title.alternativeMusical Self-Efficacy Scale for Classical Musicians and Singersen
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage7-
degois.publication.issue2-
degois.publication.lastPage14-
degois.publication.titleRevista Portuguesa de Educação Artística-
degois.publication.volume10-
dc.peerreviewedno-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.155-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.contributor.institutionCentro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)-
Aparece nas colecções:FCSH: CESEM - Outros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Escala_da_Autoefic_cia_Musical_para_Instrumentistas_e_Cantores_de_M_sica_Erudita.pdf343,19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.