Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/152608
Título: | New strategies in Science Education? |
Autor: | Ferreira, Miguel Loureiro, João Granado, António Silva-Lopes, Betina |
Palavras-chave: | Online video Video abstract Ecology Science communication Science education Vídeo online Ecologia Comunicação de ciência Educação em ciências |
Data: | 2023 |
Resumo: | As mudanças que a sociedade tem sofrido nos últimos anos tem feito com que seja necessário ajustar as práticas educativas a novos contextos. Simultaneamente, com o advento das novas tecnologias e com o aparecimento da pandemia COVID-19 o modo como comunicamos ciência tornou-se mais complexo. Nesta nova realidade, o vídeo aparece como uma das ferramentas essenciais para disseminar o conteúdo científico. Entre os vários formatos, o video abstract tem ganho especial destaque. Como versão audiovisual do artigo, assegura a qualidade e o rigor, porém apesar do seu potencial, ainda se desconhece de que forma os professores o podem incorporar nas suas aulas. Para isso foi aplicado um estudo de receção a um vídeo abstract original. Este artigo discute os resultados de uma série de entrevistas subsequentes a professores de Biologia e Geologia e ex-alunos para perceber de que modo o vídeo abstract pode ser integrado numa estratégia de ensino aprendizagem. The constant changes societies have gone through over time make it necessary to adjust educational methodologies to new contexts. At the same time, the way we communicate science has changed with the advent of new technologies and the COVID-19 pandemic. In this new reality, video emerges as one of the essential tools for science dissemination. Video abstracts gained prominence among the different kinds of videos used for this purpose. As a link to scientific papers, it ensures quality and rigour, but despite its potential, little is known about how educators could integrate these innovative resources into their classes. For this purpose, a reception study using semi-structured interviews with Biology and Geology teachers was designed based on an original video abstract analysis. The results indicate that a video abstract should be short, with different formats and languages, and included in a broader pedagogical strategy. Also, this kind of resource works as a unique link between academia and high school. |
Descrição: | UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/152608 |
DOI: | https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.316 |
ISSN: | 2184-7436 |
Aparece nas colecções: | FCSH: ICNOVA - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
316_Texto_Artigo_1973_2_10_20230426.pdf | 407,17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.