Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/152394
Título: A estreia da arte brasileira na Exposição Internacional de Arte de Veneza (1950)
Outros títulos: The debut of brazilian art at the venice international art exhibition (1950)
Autor: Roquetti, Dunia
Palavras-chave: Arte moderna brasileira
Bienal de Veneza
Estereótipos
Francisco Matarazzo Sobrinho
Brazilian Modern Art
Venice Biennale
Stereotypes
Arts and Humanities (miscellaneous)
Data: 2023
Resumo: Após uma falida tentativa de estreia na 24ª Bienal de Veneza (1948), o Brasil fez seu debuto na 25ª edição (1950), sob gestão e financiamento de Francisco Matarazzo Sobrinho. Reconstruindo o percurso de afirmação de Matarazzo junto à entidade italiana e à luz dos registros históricos referentes à recepção deste debuto, este artigo examina o duplo lugar concedido à arte brasileira pela mídia internacional: um, repleto de descaso, ao reproduzir exaustivamente o texto do catálogo expositivo produzido pelos próprios brasileiros, ao posto de uma análise personificada e séria do conjunto; outro, propagador de estereótipos, como “espírito primitivo indígena”, “truculência popularesca”, “iconografia exótica e violenta” e “primitivismo selvagem”. Following a failed attempt to participate in the 24th Venice Biennale (1948), Brazil made its premiere at the 25th Venice Biennale (1950), under the management and financed by Francisco Matarazzo Sobrinho. Reconstructing the path leading to the affirmation of Matarazzo with the aforementioned Italian entity and in accordance with the historical records referring to the reception of this debut, this article shall examine the duality of the placing attributed to Brazilian art by the international media: one displaying negligence in exhaustively reproducing the exhibition catalogue text written by the Brazilians themselves, subject to personified and serious analysis of the group, and another propagating stereotypes, such as the “primitive indigenous spirit”, “popular truculence”, “exotic and violent iconography” and “savage primitivism”.
Descrição: UIDB/00417/2020 UIDP/00417/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/152394
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.205384
ISSN: 1678-5320
Aparece nas colecções:FCSH: IHA - Artigos em revista internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
205384_Texto_do_artigo_621248_2_10_20230428.pdf456,38 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.