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http://hdl.handle.net/10362/151398
Título: | O GIF Animado como facilitador das narrativas visuais do jornalismo digital e da cultura participativa |
Autor: | Duarte, Maria Assunção Gonçalves |
Orientador: | Vicente, Paulo Nuno Gouveia |
Palavras-chave: | Visual stories Social justice Journalism GIF animado Jornalismo digital Cívico Conservação ambiental Nativos digitais Comunicação política Animated GIF Journalism Digital Civic Environment Conservation Digital natives Politics communication |
Data de Defesa: | 23-Jan-2023 |
Resumo: | A ubiquidade do GIF animado no vocabulário da comunicação digital originou práticas de criação, partilha e consumo de conteúdos que espelham a essência do mundo virtual. O GIF animado oferece ao jornalismo a versatilidade de uma fotografia ou de um vídeo na ilustração da notícia, mas existe a expectativa, entre jornalistas e criadores de conteúdo para os novos média, de que possa oferecer mais, inclusive num contexto de jornalismo cívico e de cultura participativa. Esta investigação experimenta a integração das narrativas GIF na linguagem jornalística, procurando contribuir para um modelo de inovação capaz de enfrentar as disrupçõestecnológicas, sociais e políticas que nas últimas décadas contribuíram para enfraquecer o seu papel de gatekeeper (Newman, 2020). Este cenário é manifestamente visível junto das audiências mais jovens onde a fragmentação da atenção e a desconfiança sobre as instituições desgastaram a relação com as notícias tradicionais (Nielsen, 2022). Avaliámos o GIF animado como ferramenta de criação e divulgação de conteúdo capaz de integrar os propósitos do jornalismo cívico quer na acomodação formal de conteúdo informativo quer na capacidade de atrair audiências mais jovens. Explorámos o formato como texto visual autónomo - capaz de servir de corpo à notícia e potenciar-se como género jornalístico apto para competir com o storytelling digital viral - propondo uma nova tipologia de GIFs Notícia e apresentando dados sobre a reação das audiências a essa tipologia, recolhidos junto de uma amostra de estudantes universitários nacionais (N=87) num contexto de experiência de visualização aplicado às temáticas da Conservação do Planeta e da sua Biodiversidade e da Política Nacional e Internacional. Descobrimos que o uso do GIF Notícia sobre Conservação cria maior interesse e intenção de partilha sobre o tema do que o GIF Notícia sobre Política e que os géneros tradicionais, como o género Reação e Humor, ou o género popularizado pela infografia como visualização de Dados, são os que apresentam melhor desempenho. A amostra revelou abertura e interesse para novos géneros aplicados à informação como o Imersivo ou o Storie (da plataforma Giphy) e menos aceitação para os géneros que exploram a repetição simples, sincopada e manipulada, afastada da linearidade da linguagem do vídeo (como o GIF 4NewsWall experimentado pelo Channel4 britânico), ou os géneros que reproduzem de forma simplificada as fórmulas narrativas tradicionais (como o GIF Reportagem). A associação do GIF ao humor e à estética como objeto-arte que oferece o prazer da visualização, revelaram-se essenciais para o seu bom desempenho como suporte de conteúdo noticioso, no entanto confirmamos um cenário de hesitação na sua adoção por parte do jornalismo. Se para alguns jornalistas e audiências o GIF animado é ainda encarado com cautela e desconfiança, apontado como um possível agente de descrédito do jornalismo tradicional, para outros ele é apontado como um conveniente elo de ligação entre a marca de informação e as esferas públicas digitais onde as novas audiências circulam. The ubiquity of animated GIF in the digital communication vocabulary gave rise to content creation, sharing and consumption practices that mirror the essence of the virtual world. To journalism animated GIFs offer the versatility of a photograph or a video in news illustration, but among journalists and content creators for the new media there is an expectation that it can offer more, even in a context of civic journalism and participatory culture. This investigation tries to integrate GIF narratives into journalistic language, seeking to contribute to a model of innovation capable of facing the technological, social and political disruptions which in recent decades have contributed to weakening journalism role as gatekeeper (Newman, 2020). This scenario is clearly visible among younger audiences where the fragmentation of attention and distrust of institutions has eroded the relationship with traditional news (Nielsen, 2022). We evaluated the animated GIF as a content creation and dissemination tool capable of integrating the purposes of civic journalism, both in the formal ccommodation of informative content and in the ability to attract younger audiences. We explored the format as an autonomous visual text - able to serve as news body and to compete with viral digital storytelling as a journalistic gender - proposing a new typology of News GIFs and presenting data on the audience's reaction to this typology, collected from a sample of national university students (N=87) in a context of a visual experience applied to themes such as Biodiversity and planet conservation and Domestic and international politics. We found that the use of Conservation News GIF creates greater interest and sharing intent than the Politics News GIF and that traditional genres, such as Reaction and Humor, or the genre popularized by infographics such as Data visualization, are the ones with the best performance. The sample revealed openness and interest to new genres applied to information such as the Immersive or the Storie gender (from the Giphy platform) and less acceptance for genres that explore simple, syncopated and manipulated repetition, away from the linearity of video language (such as 4NewsWall GIF tried out by British Channel4), or genres that reproduce traditional narrative formulas in a simplified way (such as GIF Reportagem). The association between GIF and humour or between GIF and the aesthetics of an art object that generates pleasure in viewing revealed themselves essential for its good performance as a support for news content, however we confirm a scenario of hesitation in its adoption by journalism. If for some journalists and audiences the animated GIF is still viewed with caution and suspicion, pointed out as a possible agent of discredit for traditional journalism, for others it is seen as a convenient link between the information brand and the digital public spheres, where new audiences circulate. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/151398 |
Designação: | Doutoramento em Media Digitais, especialidade em Jornalismo |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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