Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/150440
Título: Questões de Género na Dança Contemporânea: construção e ruturas
Autor: Silveira, Raquel Magayevski
Orientador: Varanda, Paula Gouveia
Palavras-chave: Dança contemporânea
Dança teatral
Género
Queer
Contemporary dance
Theatrical dance
Gender
Data de Defesa: 9-Dez-2022
Resumo: A humanidade foi compreendida, historicamente, por dualidades como corpo-mente, cultura-natureza, racional-irracional, masculino-feminino, homem-mulher criando, por consequência, uma hierarquia que coloca uma como superior à outra. Na sociedade patriarcal, os homens são considerados dominantes, e as questões de género e as diferenças de papéis entre homens e mulheres ficam claramente presentes. Esses estereótipos binários de género também são transportados para o contexto da dança teatral. O corpo, enquanto instrumento primário de expressão da dança, é moldado e os indivíduos são ensinados a se comportar de uma determinada forma, consoante aquilo que é expectável de um bailarino ou de uma bailarina, sendo atribuídas funções específicas a cada um. Considera-se relevante compreender a expressão de modelos normativos e do binarismo de género que aparece já no ballet do século XIX e se mantém durante a evolução da dança, atravessando a dança moderna e permanecendo até à atualidade. Através de fundamentação teórica dos estudos queer, será apresentada uma possibilidade de rutura com os padrões binários de género instaurados que, de seguida, é transportada para o contexto da dança teatral naquilo que se pode chamar de dança queer. Por meio da análise de uma peça de dança contemporânea atual, Bisonte, de Marco da Silva Ferreira, poderá ser identificado na prática como a abordagem queer na dança resiste à normatividade e ao binarismo.
Humanity was comprehended, historically, for dualities such as body-mind, culture-nature, rational-irrational, male-female, man-woman, creating as a consequence a hierarchy that places one as being superior than the other. In a patriarchal society, men are considered the ruling, and the gender issues and the different roles for men and women are clearly present. These binary gender stereotypes are also conveyed to the theatrical dance context. The body, as the primary instrument for the dance expression, is shaped and the individuals are taught to behave in a certain way according to what is expected from a male dancer or a female dancer, being assigned specific functions to each of them. It is relevant to comprehend the expression of normative models and gender binary which appear in the 19th century ballet and it is sustained during the evolution of dance, passing through modern dance and keeping it until now. Through theoretical fundaments of queer studies, it will be presented a possibility for rupture of established binary gender patterns which, subsequently, is brought in the theatrical dance context in what can be called a queer dance. By means of an analysis of a current contemporary dance piece, Bisonte, by Marco da Silva Ferreira, it will be possible to identify in practice how a queer approach in dance resists normative models and the binary system.
URI: http://hdl.handle.net/10362/150440
Designação: Mestrado em Artes Cénicas
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.