Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/148752
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruzeiro, Cristina Pratas-
dc.date.accessioned2023-02-06T22:17:47Z-
dc.date.available2023-02-06T22:17:47Z-
dc.date.issued2022-01-
dc.identifier.issn1415-9945-
dc.identifier.otherPURE: 46487955-
dc.identifier.otherPURE UUID: 125b7207-5105-49d0-bd2e-b27f21b9a4e3-
dc.identifier.otherScopus: 85129961051-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0001-7836-9148/work/118886101-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/148752-
dc.descriptionSFRH/BPD/116916/2016 UIDB/00417/2020 UIDP/00417/2020-
dc.description.abstractEste artigo incide sobre a relação entre as experiências de pintura colectiva Cuba Colectiva (Havana, 1967) e 48 Artistas, 48 Anos de Fascismo (Lisboa, 1974) e o impacto que tiveram no contexto português da sua realização. Em 1967, Portugal vivia uma ditadura e embora os artistas portugueses Lourdes Castro e René Bertholo tivessem participado na pintura realizada em Havana, o acontecimento não teve repercussão na imprensa portuguesa. A revolução portuguesa de 25 de Abril de 1974 permitiu a abertura a uma série de experiências artísticas realizadas em espaço público. Foi nesse contexto que a pintura portuguesa foi executada. O artigo irá indagar sobre o significado poético e político da relação entre as duas realizações. This article focuses on the relationship between the collective painting experiences Cuba Colectiva (Havana, 1967) and 48 Artists, 48 Years of Fascism (Lisbon, 1974) and the impact they had on the Portuguese context of their production. In 1967, Portugal was under a dictatorship and although the Portuguese artists Lourdes Castro and René Bertholo had participated in the painting carried out in Havana, the event had no repercussion in the Portuguese press. The Portuguese revolution of the 25th of April 1974 allowed the opening of a series of artistic experiments carried out in public spaces. It was in this context that the Portuguese painting was executed. The article will inquire about the poetic and political meaning of the relationship between the two realizations.en
dc.format.extent25-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/SFRH%2FBPD%2F116916%2F2016/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00417%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00417%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCensorship-
dc.subjectCold war-
dc.subjectColective painting-
dc.subjectDictatorship-
dc.subjectRevolution-
dc.subjectDitadura-
dc.subjectRevolução-
dc.subjectCensura-
dc.subjectGuerra Fria-
dc.subjectPortugal-
dc.subjectCuba-
dc.subjectPintura Colectiva-
dc.subjectHistory-
dc.titleA coincidência da invenção poética revolucionária com a invenção política revolucionária-
dc.title.alternativeThe coincidence of the revolutionary poetic invention with the revolutionary political inventionthe cases of the pieces Cuba Colectiva and 48 Artists, 48 Years of Fascismen
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage138-
degois.publication.issue1-
degois.publication.lastPage162-
degois.publication.titleDiálogos-
degois.publication.volume26-
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4025/dialogos.v26i1.62094-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleos casos das obras Cuba Colectiva e 48 Artistas, 48 Anos de Fascismo-
dc.contributor.institutionInstituto de História da Arte (IHA)-
Aparece nas colecções:FCSH: IHA - Artigos em revista internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
62094_Texto_do_artigo_751375245808_5_10_20220421_1_.pdf1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.