Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/145195| Título: | Live Collaboration in App Development |
| Autor: | Daud, David Silvestre |
| Orientador: | Preguiça, Nuno Santos, Luiz |
| Palavras-chave: | Real-time collaboration live collaboration low-code platform computersupported collaborative work user experience groupware |
| Data de Defesa: | Fev-2022 |
| Resumo: | Real-time collaborative editing systems are increasing in popularity, having moved
from document editing software to the world of software development. Live collaboration
(or real-time collaboration) refers to a synchronous cooperation mechanism, allowing for
concurrent changes to be made to the same object by multiple individuals. In recent
years, many traditional software development tools have started to incorporate live collaboration.
The motivation behind this fast expansion comes from a series of specific use
cases propelled even more by the current COVID-19 pandemic, which forces people to
stay at home and work in a remote manner. This hinders the possibilities for cooperation
between team members during the development of a software project. In this work, we
address this problem in the context of the OutSystems low-code platform, and we aim
to determine how collaborative features, including real-time collaboration, can be implemented
in OutSystems tools to enhance its collaborative experience for users developing
applications. In this context, collaboration is defined as the processes and actions that
take place between people during software development projects with the OutSystems
platform, when trying to execute their work tasks.
To test the ideal experience for collaborative features, such as real-time collaboration,
in the OutSystems ecosystem, we analyzed the current state of the art of the research done
in the fields of CSCW (Computer-supported CooperativeWork) and UX (User Experience)
and experimented with other industry standard software to analyze their collaborative
features. Because features are made for people, we then moved to the end-users and
interviewed several users of the OutSystems platform to understand their issues when
cooperating with other people, and finally we generated a series of designs to try to
address their issues. These designs were conceptualized and materialized into actual
mockups that were part of several usability tests, done with OutSystems users, to realize
their potential in enhancing the collaboration experience when using OutSystems. Os sistemas de edição colaborativa em tempo-real estão a ganhar popularidade, tendo transitado do mundo do software da edição de documentos para o mundo do desenvolvimento de software. O título do documento, "Live collaboration in app development", refere-se a mecanismos de colaboração síncrona, que permitem alterações concorrentes a um mesmo objecto por parte de vários intervenientes. Nos últimos anos, várias ferramentas tradicionais de desenvolvimento de software começaram a incorporar colaboração em tempo-real. Esta rápida expansão é motivada por vários casos de uso, que ganham uma maior relevância na atualidade devido à pandemia da COVID-19, em que muitas pessoas têm de trabalhar de forma remota a partir de casa. Esta situação dificulta as possibilidades de cooperação entre colegas de equipa num projeto de desenvolvimento de software. Este trabalho aborda estes problemas no contexto da plataforma de low-code da OutSystems e pretende-se determinar se e como certas funcionalidades colaborativas, como colaboração em tempo-real, podem ser implementadas na plataforma da OutSystems de forma a melhorar a experiência colaborativa para os seus utilizadores. Neste contexto, colaboração refere-se aos processos e ações que ocorrem entre as pessoas durante os projetos de desenvolvimento de software com a plataforma da OutSystems. Para definir e testar a experiência ideal destas funcionalidades colaborativas, como colaboração em tempo-real, no ecossistema OutSystems, analisámos o estado da arte atual da investigação feita nas áreas de CSCW (Computer-supported CooperativeWork) e UX (User Experience) e experimentámos outros programas disponíveis no mercado para analisar as suas funcionalidades colaborativas. Como o software é feito para pessoas, entrevistámos vários utilizadores da plataforma OutSystems para compreender os seus problemas ao cooperarem com outras pessoas no contexto OutSystems e conceptualizámos várias ideias para tentar resolver esses problemas. Essas ideias foram depois materializadas em protótipos reais que fizeram parte de vários testes de usabilidade para perceber o seu potencial em melhorar a experiência de colaboração em OutSystems. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/145195 |
| Designação: | Master of Science in Computer Science and Engineering |
| Aparece nas colecções: | FCT: DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Daud_2022.pdf | 5,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











