Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/143776
Título: Design Digital para o Público Infantil - Estratégias para o Desenho de Aplicações Lúdicas e Educativas
Autor: Carvalho, Ana Mafalda Gini de
Orientador: Correia, Carlos
Tomé, Maria Irene
Palavras-chave: Design digital
Multimédia
Usabilidade para crianças
Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento motor
Interface
Digital design
Multimedia
Usability for children
Cognitive development
Motor development
Data de Defesa: 20-Jul-2022
Resumo: Dada a recente evolução tecnológica e a multiplicidade de dispositivos digitais presentes na vida das crianças, urge definir estratégias de navegação e apresentação de conteúdos adequadas ao desenvolvimento cognitivo e motor deste público tão caraterístico. Desenhar aplicações para crianças é abordado nesta investigação como uma problemática que cruza diferentes campos. Na revisão da literatura, foram estudados autores da área do design, comunicação e psicologia, numa tentativa de descobrir e testar estratégias abrangentes, sugeridas por autores com diferentes formações, experiências e perceções do tema. Foi de seguida desenvolvido um objeto de estudo, mais concretamente uma aplicação multimédia desenhada no C.I.T.I. (Centro de Investigação para Tecnologias Interativas) que foi posteriormente testado junto de uma amostra do público-alvo definido (crianças entre os 6 e os 8 anos). O objetivo do desenho e teste desta aplicação foi aferir quais as estratégias mais bem sucedidas (que geraram mais empatia e fluidez de utilização) a nível de navegação, apresentação de conteúdos multimédia e estratégicas lúdico-educativas. Por outro lado, estes testes permitiram também analisar quais as funcionalidades passíveis de ser melhoradas, de modo a desenhar conclusões e sugestões que poderão mais tarde ser aplicadas a outros projetos digitais, com diferentes conteúdos e temas, mas destinados às mesmas faixas etárias. Para alcançar os objetivos propostos neste estudo foi utilizada uma metodologia de carácter qualitativo, com observação participativa recorrendo a testes de usabilidade e inquéritos destinados a pais e utilizadores.
Given the recent technological evolution and the multiplicity of digital devices present in the everyday life of children, there is an urgent need to define navigation strategies and content presentation techniques that are appropriate to the cognitive and motor development of this specific audience. Designing applications for children is approached in this investigation as a problematic that crosses different fields. In the literature review, authors from areas such as design, communication and psychology were studied, in an attempt to discover and test comprehensive strategies, suggested by authors with different backgrounds, experiences and perceptions of the subject. An object of study was then developed, more specifically a multimedia application designed in C.I.T.I. (Research Center for Interactive Technologies) which was subsequently tested within a previously defined target audience sample (children between 6 and 8 years old). The purpose of designing and testing this application was to assess which strategies were most successful (by generating more empathy and fluidity of use) in terms of navigation, presentation of multimedia content and playful-education. On the other hand, these tests also made it possible to assess which features could be improved, in order to draw conclusions and suggestions that can later be applied to other digital projects, with different content but aimed at the same age range. To achieve the objectives proposed in this study, a methodology of a qualitative nature was used, based on observational participation, usability tests and surveys aimed at parents and users.
URI: http://hdl.handle.net/10362/143776
Designação: Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AnaCarvalho_tesedoutoramento.pdf15,66 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.