Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/143587| Título: | A visita de estudo virtual no ensino da História |
| Autor: | Pais, Isidro Brissos |
| Orientador: | Oliveira, Pedro Aires Ribeiro da Cunha Henriques, Raquel Pereira |
| Palavras-chave: | Visita de estudo virtual Construtivismo Ensino da História VEV Virtual field trip Constructivism Teaching History teaching VFT |
| Data de Defesa: | 29-Jul-2022 |
| Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, no decorrer do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Escola Salesianos de Lisboa, no ano letivo de 2020/2021. Este relatório de estágio procurou analisar as potencialidades da visita de estudo virtual, ao explorá-la na qualidade de estratégia didática no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História. Os resultados obtidos neste estudo permitem concluir que a visita de estudo virtual pode ser um importante contributo para a prática pedagógica, sendo um eficaz auxílio para a motivação dos alunos, bem como para a sua construção de conhecimento e com-preensão dos conteúdos. De uma maneira geral, os alunos abarcados por este estudo demonstraram dedicação e interesse pela visita virtual. Por outro lado, perante o contexto pandémico da COVID-19, que afetou negativa-mente os sistemas educativos, a implementação da visita virtual surgiu reforçada face à restrição da visita de estudo tradicional, tornando-se numa alternativa eficaz em múltiplos aspetos. This paper was developed within the scope of Supervised Teaching Practice dur-ing the Masters in History Teaching in the third cycle of Basic and Secondary Education, at Escola Salesianos de Lisboa, in the school year of 2020/2021. This internship report sought to analyze the virtual field trip potential by exploring it as a didactic strategy in the teaching and learning process within the subject of History. The outcome of this study allows to conclude that the virtual field trips can be an important contribution to the pedagogical practice, being an effective aid for the motiva-tion of the students, as well as to construct their knowledge and understanding of the contents. On the other hand, given the pandemic context of COVID-19, which negatively affected educational systems, the implementation of the virtual field trip has been rein-forced regarding the traditional field trips restrictions, making it an effective alternative in multiple ways. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/143587 |
| Designação: | Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Relatório.de.Estágio-Isidro Pais.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











