Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/142992
Título: | O mito Carmen Miranda e a sua repercussão no Brasil e em Portugal |
Autor: | Alcântara, Alana Rezende de |
Orientador: | Alves, Ana Margarida Duarte Brito Tejo, Cristiana Santiago |
Palavras-chave: | Brasil Portugal Carmen Miranda Myth Mass culture Performance Identity Mito Identidade Cultura de massa |
Data de Defesa: | 11-Jul-2022 |
Resumo: | Essa dissertação trata da relação mídia e mito, destacando sua efetiva colaboração na construção da mitologia que envolveu a trajetória de Maria do Carmo Miranda da Cunha (1909-1955), conhecida como Carmen Miranda e sua repercussão midiática em Portugal e no Brasil. Serão abordadas perspectivas como o papel da artista na luta da mulher naquela época e o modo como a mídia a via nacionalmente e internacionalmente. Carmen Miranda, não foi somente cantora de rádio, mas também uma explosão de cores tanto nos filmes, como em suas vestimentas, foi sensação das rádios cariocas, dos discos e dos shows no Casino da Urca no Rio de Janeiro. Com seu sucesso no Brasil, novas oportunidades surgiram - entre elas, a sua ida para Hollywood em 1939, com intuito de representar o país e difundir a cultura brasileira por meio do samba, se tornando a artista melhor paga dos Estados Unidos, e levando consigo toda brasilidade tropical revestida em cores e alegria mesmo no contexto sombrio da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É importante destacar que, sendo filha de portugueses, nascida em Portugal e o fato do Brasil ser um país miscigenado, a cultura portuguesa também fazia parte do dia a dia de Carmen Miranda. A tese aborda os desafios que Carmen Miranda teve que enfrentar para conquistar seus sonhos, assim como o papel que a artista teve no âmbito do rádio, da música e do cinema. Por meio de biografias, dissertações, pesquisas de campo e matérias de jornais e revistas, pode-se entender como se deu a construção da imagem de Carmen Miranda e como até hoje, seus trajes, gestos e trabalhos artísticos inspiram gerações. This dissertation deals with the relationship between media and myth, highlighting its effective collaboration in the construction of the mythology that involved the trajectory of Maria do Carmo Miranda da Cunha (1909-1955), known as Carmen Miranda and its media impact in Portugal and Brazil. Perspectives such as the role of the artist in the struggle of women at that time and the way the media saw her nationally and internationally will be approached. Carmen Miranda was not only a radio singer, but also an explosion of colors both in her films and in her clothes, she was a sensation on the carioca radio stations, in the records and in the shows at the Casino da Urca in Rio de Janeiro. With her success in Brazil, new opportunities arose - among them, her going to Hollywood in 1939, to represent the country and spread Brazilian culture through samba, becoming the best paid artist in the United States, and taking with her all tropical Brazilianness covered in colors and joy even in the dark context of the Second World War (1939-1945). It is important to highlight that, being the daughter of Portuguese, born in Portugal and the fact that Brazil is a mixed-race country, Portuguese culture was also part of Carmen Miranda's daily life. The thesis addresses the challenges that Carmen Miranda had to face to conquer her dreams, as well as the role that the artist had in the field of radio, music, and cinema. Through biographies, dissertations, field research and articles in newspapers and magazines, it is possible to understand how the image of Carmen Miranda was built and how, until today, her costumes, gestures and artistic works inspire generations. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/142992 |
Designação: | Mestrado em Estética e Estudos Artísticos, especialização em Cinema e Fotografia |
Aparece nas colecções: | FCSH: DF - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE FINAL ALANA.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.