Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/14250
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barroso, Ana | - |
dc.contributor.advisor | Machado, Virgínia | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Telma Sofia Matos | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-02T17:37:30Z | - |
dc.date.available | 2015-02-02T17:37:30Z | - |
dc.date.issued | 2014-09 | - |
dc.date.submitted | 2015-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/14250 | - |
dc.description.abstract | A globalização apresenta inúmeros desafios à gestão da cadeia de abastecimento ao facilitar e promover um contexto de intensa competitividade. Atualmente os armazéns são um meio para as organizações obterem vantagem competitiva através da redução de custos e do aumento da capacidade de resposta ao mercado, cada vez mais volátil. Esta dissertação, desenvolvida num armazém pertencente ao Grupo Jerónimo Martins que funciona segundo a filosofia Just-In-Time, tem como objetivo melhorar o desempenho do armazém através da identificação de problemas e proposta de soluções, com base nos conceitos ao Toyota Production System. Foram identificados problemas ao nível dos fatores humanos, da falta de flexibilidade de algumas operações e dos desperdícios do tipo Muda e Muri. As principais propostas de melhoria baseiam-se na eliminação de Muda. Foram identificadas as atividades que não acrescentam valor e sugerida a sua eliminação. É analisada a sobreposição de tarefas de suporte com as tarefas produtivas, através de voice picking e da utilização de motas com controlo remoto, com esta última a apresentar uma redução do custo anual até 18% nas movimentações de acessórios de transporte na zona de execução. É apresentada uma proposta para a redução do manuseamento dos produtos através do aumento em cerca de 129% do número de contentores completos executados e sugerida a definição de uma função de transferência que visa reduzir o custo de transporte através do aumento da taxa de ocupação dos acessórios de transporte. Finalmente, para mitigar o principal desperdício identificado, a distância percorrida, foi proposto um novo layout do armazém que permitiu uma redução de aproximadamente 21% do custo de movimentação de acessórios de transporte entre diferentes zonas do layout. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Gestão da cadeia de abastecimento | por |
dc.subject | Melhoria contínua | por |
dc.subject | Just-In-Time | por |
dc.subject | Voice picking | por |
dc.title | Análise e melhoria de operações de um armazém JIT: caso de estudo | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Engenharia e Gestão Industrial | por |
thesis.degree.level | Grau de Mestre | por |
thesis.degree.name | Dissertação | por |
Aparece nas colecções: | FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Goncalves_2014.pdf | 3,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.