Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/140487
Título: Mobilidade Elétrica: O contributo dos veículos elétricos para a descarbonização do setor de transporte, em Portugal
Autor: Lopes, Carlos Alexandre Baptista
Orientador: Martins, Fernando Ribeiro
Palavras-chave: Sustentabilidade
Veículos elétricos
Energias renováveis
Futuro
Portugal
Sustainability
Electric vehicles
Renewable energies
Future
Data de Defesa: 26-Abr-2022
Resumo: As alterações climáticas são dos problemas mais graves da atualidade. É de extrema importância priorizar a sua resolução em prol da sobrevivência da raça humana e outras inúmeras formas de vida. A dependente utilização de combustíveis fósseis representa uma das principais causas das alterações climáticas e, por isso, é necessário encontrar uma alternativa. Nesta dissertação explora-se a descarbonização de um dos setores mais dependentes de combustíveis fósseis, o setor dos transportes, mais especificamente veículos ligeiros, em Portugal. Por ser um dos principais contribuidores para as emissões de gases com efeito de estufa, que por sua vez potenciam as alterações climáticas, este setor necessita de uma reformulação no âmbito da sustentabilidade ambiental. Como opção à situação atual de veículos a combustão interna decidiu-se analisar o contributo dos veículos elétricos a bateria de modo a averiguar se são ou poderão ser uma opção viável para uma transição sustentável, visando princípios de eficiência energética e de economia circular. Com isto em mente, avaliaram-se fatores associados à praticidade e economia dos veículos elétricos a bateria averiguando a sua viabilidade de substituição dos veículos convencionais para os condutores portugueses. Depois, investigou-se o impacto ambiental dos vários processos associados à produção e utilização dos veículos, comparando-se com os veículos a combustão interna, e as melhorias expectáveis no setor que propõem caminhos para um futuro mais sustentável. Com os resultados obtidos estimou-se o contributo dos veículos elétricos a bateria para a descarbonização do setor dos transportes, especificamente para o território português, averiguando se são uma boa opção de investimento para um futuro sustentável.
Climate change is one of the most serious problems nowadays. It’s extremely important to prioritize its resolution for the survival of the human race and other countless forms of life. The dependent use of fossil fuels represents one of the main causes of climate change, it is necessary to find an alternative.This dissertation explores the decarbonisation of one of the most dependent sectors on fossil fuels, the transport sector, more specifically light vehicles, in Portugal. As one of the main contributors to greenhouse gas emissions, which in turn potentiate climate change, this sector needs a reformulation within the scope of environmental sustainability. As an option to the current situation of internal combustion vehicles, we decided to analyze the contribution of battery electric vehicles in order to find out if they are or could be a viable option for a sustainable transition, aiming at principles of energy efficiency and circular economy. With this in mind, factors associated with the practicality and economy of battery electric vehicles were evaluated, verifying their feasibility of replacing conventional vehicles. Then, we investigated the environmental impact of the various processes associated with the production and use of vehicles, comparing them with internal combustion engine vehicles, and the expected improvements in the sector that propose paths for a more sustainable future.With the results, the contribution of battery electric vehicles to the transport sector’s descarbonisation was estimated, specifically for the Portuguese territory, to check if they are a good investment option for a sustainable future.
URI: http://hdl.handle.net/10362/140487
Designação: Mestrado em Gestão do Território, especialização em Ambiente e Recursos Naturais
Aparece nas colecções:FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Carlos Lopes Versão corrigida e melhorada.pdf1,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.