Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/139261
Título: Representações da mulher afrodescendente na literatura chilena: a obra de Justo Abel Rosales
Autor: Baldé, Alina Isabel dos Reis
Orientador: Branco, Isabel Rute Araújo
Marfull, Montserrat Arre
Palavras-chave: Literatura chilena
Justo Abel Rosales
Mulher
Afrodescendente
Estudos afro-chilenos
Género
Historiografia chilena
Identidade nacional
Mulheres afrodescendentes
Afro-chilean studies
Afrodescendant women
Chilean historiography
Chilean literature gender
National identity
Data de Defesa: 11-Abr-2022
Resumo: O presente trabalho de análise literária da obra chilena Los Amores del Diablo en Alhué (1895), de Justo Abel Rosales, pretende fundamentar-se numa visão intersecional, que considera género, raça e classe como fatores particularmente condicionantes das mulheres afrodescendentes, uma das figuras literárias menos estudadas. Partindo da desconstrução de que o Chile não foi um país relevante no comércio de escravos, efetua-se um retrato social das mulheres africanas e afrodescendentes na sociedade colonial, época a que reporta o tempo da ação. Acrescenta-se a perspetiva do tempo de produção literária, no qual se iniciou a consolidação da identidade nacional chilena. Neste período, o Chile optou por mecanismos de exclusão próprios, divulgando-se crenças da insignificância da contribuição da cultura africana para a identidade do país, consolidando-se uma narrativa que aproximou a nação de um modelo europeu, verificável na análise à obra, e que continua a fazer parte do imaginário coletivo. Efetuando-se uma leitura comparativa com as representações de outras personagens, conclui-se que a obra em análise incorpora as crenças típicas da época, que arreigam o posicionamento e a ascensão social a características fenotípicos. Paralelamente, assinala-se a construção de um espaço de ação predominantemente feminino, para que se associe ao género a culpa de todos os males que decorrem nela decorrem; e encontram-se as estratégias narrativas que sexualizam e animalizam a personagem feminina afrodescendente, Petronila.
The present work of literary analysis of the chilean text Los Amores del Diablo en Alhué (1895), by Justo Abel Rosales, aims to be based on an intersectional view, which considers gender, race, and class, as particularly conditioning factors of afrodescendant women, one of the least studied figures in literature. Starting from the deconstruction that Chile was not a relevant country in the slave trade, a social portrait of african and afrodescendant women is made in the colonial society, the period where the action will be taken. Also, it is added the perspective of the time of literary production, in which the consolidation of the chilean national identity began. In this period, Chile opted for its own exclusion mechanisms, disseminating beliefs of the insignificance of the contribution of african culture to the country's identity, consolidating a narrative that brought the nation closer to a european model, verifiable in the analysis of the work, and which continues to be part of the collective imaginary. By performing a comparative reading with the representations of other characters, it is concluded that the work under analysis incorporates the typical beliefs of the time, relating the positioning and social ascension to phenotypic characteristics. At the same time, it is pointed out the construction of a predominantly feminine space of action, so that the guilt of all the evilness that occur in the action is associated with gender; and it is pointed the narrative strategies that sexualize and animalize the afrodescendant female character, Petronila.
URI: http://hdl.handle.net/10362/139261
Designação: Mestrado em Literaturas e Culturas Modernas, especialização em Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.