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http://hdl.handle.net/10362/13655Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Leitão, Catarina Isabel Santos Patrício | - |
| dc.date.accessioned | 2014-11-10T10:41:46Z | - |
| dc.date.available | 2014-11-10T10:41:46Z | - |
| dc.date.issued | 2014-10 | - |
| dc.date.submitted | 2014-05 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/13655 | - |
| dc.description.abstract | A percepção é essencial na cultura militar e as tecnologias da informação deram-lhe uma nova consistência. As funções perceptivas do ser humano estão agora plasmadas nas máquinas de guerra, replicando comportamentos e características fisiológicas próprias aos seres vivos. As máquinas de guerra são já sensíveis à luz, a variações térmicas ou acústicas. A essência humana, assim cristalizada sobre toda a aparelhagem de guerra, coloca em tensão os limites da diferenciação entre os campos da Arte, Cinema, Política e Guerra. Contudo, e antes ainda da era da máquina, o mundo estaria já repleto de motores naturais e poéticos. É Gilbert Simondon quem o diz, lembrando que por antecipação científica há muito que a mecanologia existe, antevendo a relação entre a indústria mais perfeita, a ciência mais bem equipada, e uma natureza no seu estado mais natural. Este será um ponto de partida verdadeiramente essencial – é que sempre tivemos a ilusão de que a técnica seria uma invenção humana quando, no fundo, foi a técnica militar e a guerra aquilo que permitiu a «fabricação do humano». Esta tese procura desvelar como o surgimento de novas tecnologias e de novos espaços para a guerra, forçaram a sua reproblematização em novas vias epistemológicas. Recuando até ao originário movimento geo-político, entroncamos numa interdefinição entre a ordem espacial e a individuação dos objectos técnicos, e procuraremos, a partir daí, saber como se concretizou a expansão da guerra moderna a todo os domínios e a todo o mundo. | por |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.relation | Apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia: Bolsa de Doutoramento Individual nº SFRH / BD / 60380 / 2009 | por |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.subject | Guerra | por |
| dc.subject | Individuação | por |
| dc.subject | Técnica | por |
| dc.subject | Percepção | por |
| dc.subject | Geopolítica | por |
| dc.subject | Arte | por |
| dc.subject | Cinema | por |
| dc.title | Dissuasão Visual: Arte, Cinema, Cronopolítica e Guerra em Directo | por |
| dc.type | doctoralThesis | por |
| thesis.degree.level | Doutor | por |
| thesis.degree.name | Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências da Comunicação | por |
| dc.identifier.tid | 101330723 | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Teses de Doutoramento | |
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