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http://hdl.handle.net/10362/136264| Título: | Os diálogos entre o Cinema Novo brasileiro e o cinema revolucionário cubano (1959-1969) |
| Autor: | Medeiros, Bruno Falci Bitarelli |
| Orientador: | Lopes, Rui |
| Palavras-chave: | Cinema Brasil Cuba Cinema Novo Revolução Guerra Fria América Latina Brazil and Cuba Revolution Cold War Latin America |
| Data de Defesa: | 27-Jan-2022 |
| Resumo: | Este estudo estabelece diálogos e contrastes políticos e culturais entre o Cinema Novo brasileiro e o cinema revolucionário cubano. Essas interatividades, que revelam influências estéticas e visões de mundo semelhantes, estão inseridas no contexto histórico da América Latina na década de 1960, quando a implantação da Revolução Cubana teve amplas repercussões no continente. Destacamos a relação de solidariedade política entre intelectuais brasileiros e cubanos e, em particular, os diálogos no campo cultural, indicados pela proximidade de propósitos entre o Cinema Novo e o ICAIC -Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficas -, criado pelo governo revolucionário em 1959. Salientamos que o modelo de produção independente do Cinema Novo, construído com baixo custo financeiro e fora dos grandes estúdios, permitiu uma rica e variada possibilidade de relacionamentos entre as duas cinematografias, que serão encontrados também em outros países da América Latina. This study establishes dialogues, parallels, contrasts and connections between Brazilian Cinema Novo and Cuban revolutionary cinema. These interactivities, which reveal similar aesthetic influences and worldviews, are inserted in the historical context of Latin America, with its political and social conflicts, in the 1960s, when the implementation of the Cuban Revolution had wide repercussions across the continent. We highlight the relationship of political solidarity between Brazilian and Cuban intellectuals and, in particular, the dialogues in the cultural field, indicated by the proximity of purposes between Cinema Novo and ICAIC - Cuban Institute of Art and Film Industry-, created by the revolutionary government in 1959. We emphasize that Cinema Novo's independent production model, built at a low financial cost and outside the big studios, also allowed for rich and varied relationships between the two filmographies, as well as with other Latin American countries. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/136264 |
| Designação: | Mestrado em História, especialização em História Contemporânea |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertacao Mestrado Historia FCSH-UNL (1).pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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