Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/136217
Título: A autoridade na educação. Considerações a partir de uma experiência de formação
Autor: Fidalgo, Filipa Inês Neves
Orientador: Bernardo, Luís Manuel
Palavras-chave: Educação
Autoridade
Disciplina
Autonomia
Liberdade
Education
Authority
Discipline
Autonomy
Freedom
Data de Defesa: 26-Jan-2022
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do plano de estudos do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, divide-se em duas partes. A primeira parte do relatório incide sobre o trabalho de investigação e reflexão filosófica acerca do tema da autoridade para perceber de que forma é que a função pedagógica constrói uma autoridade que reforça a eficácia do professor, procurando responder às questões centrais: “O que é a autoridade?”, “De que forma é que a autoridade se legitima no contexto pedagógico?” e “Como exercer autoridade sem autoritarismo?”. A escola é uma instituição estruturante em todas as sociedades contemporâneas e, nos seus termos estatutários e operacionais, a instituição escola gera um contexto de autoridade enquadrada, que está num sistema de representação dos poderes sociais, cabendo-lhe ser um importante agente desses poderes. Assim, quando se fala de autoridade na escola, importa saber quem é que, em concreto, exerce essa autoridade e em nome de quem e com que objetivos, o que recoloca a reflexão no seu nível mais básico e mais importante que é o de saber qual a fonte da sua legitimidade. O que se pretende ilustrar é o complexo mecanismo social e comunitário de construção de uma autoridade legítima em contexto de escola, instituída e gerida no quadro de leis e regulamentos gerados numa democracia. O estudo enquadra-se numa investigação de natureza qualitativa de cariz descritivo e explanatório. A segunda parte incide sobre as práticas pedagógicas levadas a cabo no âmbito da construção da minha autoridade enquanto Professora Estagiária na Escola Secundária de Miraflores, refletindo sobre todo o trabalho desenvolvido, a evolução metodológica e os contextos em que ocorreu. Concluímos que, a despeito da legítima autoridade institucional que é atribuída ao professor, devido ao seu estatuto de docente, a construção de uma autoridade didático-pedagógica é fundamental para proporcionar aos alunos um bom ambiente de sala de aula, onde deve vigorar o respeito, a tolerância, a paz, a igualdade, a liberdade e a autonomia. Valores democráticos que só podem ser preservados pelo recurso a certos comportamentos e métodos, onde se incluem os disciplinares, na educação, que preparem os alunos para a prática democrática e a construção da cidadania.
This Final Report Stage, developed within the Supervised Teaching Practice, a Curricular Unit of the study plan for the master’s degree in Philosophy Teaching in Secondary Education, is divided into two parts. The first part of the report focuses on the research work and philosophical reflection on the theme of authority in order to understand how the pedagogical function builds an authority that reinforces the effectiveness of the teacher, seeking to answer the central questions: "What is authority?", "How is authority legitimised in the pedagogical context?" and "How to exercise authority without authoritarianism?". The school is a structuring institution in all contemporary societies, and in its statutory and operational terms, the school institution generates a context of authority framed in a system of representation of social powers, and is responsible for being an important agent of these powers. Thus, when talking about authority at school, it is important to know who, concretely, exercises that authority and on behalf of whom and for what purposes, which restores the reflection to its most basic and most important level, which is to know what is the source of its legitimacy. What it aims to illustrate is the complex social and community mechanism for the construction of legitimate authority in the context of a school established and managed within the framework of laws and regulations generated in a democracy. The study is part of a qualitative research of descriptive and explanatory nature. The second part of the report, focuses on the pedagogical practices carried out in the context of the construction of my authority as a Trainee Teacher at the Miraflores Secondary School, reflecting on all the work developed, the methodological developments and the contexts in which it took place. We conclude that, despite the legitimate institutional authority that is attributed to the teacher, due to their status as a teacher, the construction of a didactic-pedagogical authority is essential to provide students with a good classroom environment, where respect should prevail, tolerance, peace, equality, freedom and autonomy. Democratic values that can only be preserved through the use of certain behaviors and methods, including disciplinary ones, in education, which prepare students for democratic practice and the construction of citizenship.
Descrição: Anexos para consulta na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
URI: http://hdl.handle.net/10362/136217
Designação: Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio de Estágio - A Autoridade na Educação - Filipa Fidalgo - out2021.pdf4,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.