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http://hdl.handle.net/10362/136213| Title: | O processo de ensino e aprendizagem do português como língua segunda por crianças surdas com necessidades educativas especiais, e a utilização da língua gestual portuguesa e das tecnologias informáticas de comunicação aumentativa e alternativa na elaboração de materiais didáticos digitais para o ensino básico |
| Author: | Silva, Maria Manuela dos Santos Pereira Gomes da |
| Advisor: | Santa Bárbara, Leonor Ferreira, Cristiana |
| Keywords: | Português como língua segunda Crianças surdas Necessidades educativas especiais Comunicação aumentativa e alternativa Símbolos pictográficos de comunicação Língua gestual Língua gestual portuguesa Portuguese as a second language Deaf children Special educational needs Augmentative and alternative communication Pictographic symbols of communication Portuguese sign language |
| Defense Date: | 25-Jan-2022 |
| Abstract: | Este trabalho tem por objetivo apresentar propostas de materiais pedagógicos em conteúdo digital, para o ensino/aprendizagem do português como língua segunda, adaptados às crianças surdas com necessidades educativas especiais (NEE), do ensino básico, tendo por base os objetivos curriculares e os descritores de desempenho do português como língua segunda, do Ministério da Educação. Os materiais propostos serão adaptados ao Software “GRID 3”, da ANDITEC (comercialização de tecnologias de reabilitação motora e suporte à comunicação), através da criação de quadros digitais, com aplicação dos símbolos pictográficos de comunicação aumentativa e alternativa (CAA), da biblioteca “widgit”, e com a introdução de imagens em língua gestual portuguesa (LGP), visando torná-los mais acessíveis à interpretação e reprodução do português na forma escrita, com o objetivo da promoção do desenvolvimento da comunicação funcional. This work aims to present proposals for pedagogical materials in digital content, for the teaching/learning of Portuguese as a second language, adapted to deaf children with special educational needs (SEN), of basic education, based on the curricular objectives and performance descriptors of Portuguese as a second language of the Ministry of Education. The proposed materials will be adapted to the Software "GRID 3", by ANDITEC (commercialization of motor rehabilitation technologies and communication support), through the creation of digital frames, with application of the pictographic symbols of augmentative and alternative communication (AAC), from the library "Widgit”, and with the introduction of images in Portuguese sign language (PSL), aiming to make them more accessible to the interpretation and reproduction of the portuguese in the writing form, with the aim of promoting the development of functional communication. |
| Description: | Anexos para consultar na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/136213 |
| Designation: | Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira |
| Appears in Collections: | FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado |
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| File | Description | Size | Format | |
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| Projeto Mestrado português língua segunda- Manuela Silva -convertido.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | View/Open |
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