Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/136213
Title: O processo de ensino e aprendizagem do português como língua segunda por crianças surdas com necessidades educativas especiais, e a utilização da língua gestual portuguesa e das tecnologias informáticas de comunicação aumentativa e alternativa na elaboração de materiais didáticos digitais para o ensino básico
Author: Silva, Maria Manuela dos Santos Pereira Gomes da
Advisor: Santa Bárbara, Leonor
Ferreira, Cristiana
Keywords: Português como língua segunda
Crianças surdas
Necessidades educativas especiais
Comunicação aumentativa e alternativa
Símbolos pictográficos de comunicação
Língua gestual
Língua gestual portuguesa
Portuguese as a second language
Deaf children
Special educational needs
Augmentative and alternative communication
Pictographic symbols of communication
Portuguese sign language
Defense Date: 25-Jan-2022
Abstract: Este trabalho tem por objetivo apresentar propostas de materiais pedagógicos em conteúdo digital, para o ensino/aprendizagem do português como língua segunda, adaptados às crianças surdas com necessidades educativas especiais (NEE), do ensino básico, tendo por base os objetivos curriculares e os descritores de desempenho do português como língua segunda, do Ministério da Educação. Os materiais propostos serão adaptados ao Software “GRID 3”, da ANDITEC (comercialização de tecnologias de reabilitação motora e suporte à comunicação), através da criação de quadros digitais, com aplicação dos símbolos pictográficos de comunicação aumentativa e alternativa (CAA), da biblioteca “widgit”, e com a introdução de imagens em língua gestual portuguesa (LGP), visando torná-los mais acessíveis à interpretação e reprodução do português na forma escrita, com o objetivo da promoção do desenvolvimento da comunicação funcional.
This work aims to present proposals for pedagogical materials in digital content, for the teaching/learning of Portuguese as a second language, adapted to deaf children with special educational needs (SEN), of basic education, based on the curricular objectives and performance descriptors of Portuguese as a second language of the Ministry of Education. The proposed materials will be adapted to the Software "GRID 3", by ANDITEC (commercialization of motor rehabilitation technologies and communication support), through the creation of digital frames, with application of the pictographic symbols of augmentative and alternative communication (AAC), from the library "Widgit”, and with the introduction of images in Portuguese sign language (PSL), aiming to make them more accessible to the interpretation and reproduction of the portuguese in the writing form, with the aim of promoting the development of functional communication.
Description: Anexos para consultar na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
URI: http://hdl.handle.net/10362/136213
Designation: Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Appears in Collections:FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado

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