Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/135863
Título: Em busca de sustentabilidade: lições de empreendimentos luso-brasileiros de jornalismo independente fundados por jornalistas
Autor: Chaves, Liliane de Souza
Orientador: Silva, Dora Santos
Palavras-chave: Jornalismo independente
Portugal
Brasil
Jornalismo empreendedor
Jornalismo sem fins lucrativos
Mídia alternativa
Sustentabilidade
Entrepreneurial journalism
Nonprofit journalism
Independent journalism
Alternative media
Sustainability
Data de Defesa: 12-Jan-2022
Resumo: Por meio da análise de quatro empreendimentos nativos digitais luso-brasileiros fundados por jornalistas — Agência Pública, Ponte Jornalismo, Fumaça e Divergente —, esta dissertação tem o objetivo de compreender quais as estratégias utilizadas para alcançar sustentabilidade financeira e as características de seus modelos de negócio. Para isso, foi feita a análise dos conteúdos publicados nos respetivos sites e redes sociais, bem como entrevistas semiestruturadas com membros da equipa desses empreendimentos e também foi elaborado o Business Model Canvas de cada um dos projetos. Este estudo evidencia que não é possível contornar o aspeto empreendedor; quer queiram ou não, os jornalistas que decidem criar seus próprios empreendimentos devem ter em mente que serão não apenas repórteres, mas também terão responsabilidades comuns a quem empreende. Além disso, é possível perceber que a sustentabilidade é um processo, um caminho de constante aprendizado, permeado por tentativas e, evidentemente, erros. Não existe uma fórmula mágica, pelo que cada projeto precisa encontrar seu próprio caminho. Das quatro iniciativas analisadas, somente a Divergente não alcançou a sustentabilidade. As demais já possuem o suficiente para se sustentar, entretanto, como se trata de um trabalho contínuo, elas permanecem na busca por mais fontes de financiamento, advindas não só de fundações, mas também dos leitores.
Through the analysis of four Portuguese-Brazilian native digital enterprises founded by journalists — Agência Pública, Ponte Jornalismo, Fumaça and Divergente —, this dissertation aims to understand the strategies used to achieve financial sustainability and the characteristics of their business models. For this, an analysis of the contents published on the respective websites and social networks was carried out, as well as semi-structured interviews with team members of these enterprises and the Business Model Canvas for each of the projects was also prepared. This study shows that it is not possible to bypass the entrepreneurial aspect; whether like it or not, journalists who decide to create their own enterprises must keep in mind that they will not only be reporters, but will also have responsibilities common to those who undertake. Furthermore, this project shows that sustainability is a process, a path of constant learning, permeated by trials and, of course, errors. There is no magic formula, so each project needs to find its own direction. Among the four initiatives analyzed, only Divergente didn’t achieve sustainability yet. The others already have enough to support themselves, however, as it is an ongoing work, they remain in the search for more sources of funding, coming not only from foundations, but also from readers.
URI: http://hdl.handle.net/10362/135863
Designação: Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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