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http://hdl.handle.net/10362/13240Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Miranda, Adelaide | - |
| dc.contributor.author | Lemos, Ana | - |
| dc.contributor.author | Claro, Ana | - |
| dc.contributor.author | Miguel, Catarina | - |
| dc.contributor.author | Melo, Maria João | - |
| dc.date.accessioned | 2014-10-12T15:12:22Z | - |
| dc.date.available | 2014-10-12T15:12:22Z | - |
| dc.date.issued | 2008 | - |
| dc.identifier.issn | 1646-1762 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/13240 | - |
| dc.description | in Varia, Revista do IHA, N.5 (2008), pp.228-245 | por |
| dc.description.abstract | A cor na iluminura medieval portuguesa: uma abordagem interdisciplinar, foi o nome dado ao projecto que começou pelo estudo de dois manuscritos datados, do fundo do Mosteiro de São Mamede do Lorvão, os designados, Livro das Aves e o Apocalipse do Lorvão: apesar da diversidade do fundo a identificação destes dois manuscritos com cólofons, em que surge referência à datação e ao local de produção, torna-os especialmente importantes. Foi em torno deles que se juntaram duas equipas de investigação, a de História de Arte e a de conservação e Restauro. Para os historiadores de arte, apesar destes manuscritos terem sido objecto de vários estudos, permaneciam dúvidas quanto à sua genealogia, à existência de um scriptorium com capacidade para os produzir, à constituição e qualidade da paleta de cores e às opções estéticas dos iluminadores. À partida estávamos conscientes da originalidade que estes manuscritos apresentavam no contexto da iluminura do românico. Contudo,era necessário um estudo rigoroso que só uma caracterização material podia dar resposta; um estudo dos materiais pictóricos e técnicas que permitisse obter o máximo de informação, no estado actual dos conhecimentos, nomeadamente quanto à composição das tintas e construção da cor. Assim nasceu o grupo interdisciplinar que partindo destes dois manuscritos estendeu a sua pesquisa aos restantes do fundo do Lorvão, conservados na DGARQ / Torre do Tombo, pertencentes ou atribuídos ao século XII – 1º quartel do século XIII. Com base no período cronológico estabelecido foram seleccionados nove manuscritos, representativos de uma grande riqueza artística e de uma diversificada paleta de cores, a partir dos quais foram elaborados estudos codicológicos bem como uma análise dos dados estilísticos e iconográficos. Esta análise será ulteriormente aprofundada no âmbito do projecto “A cor da iluminura medieval portuguesa no contexto Europeu: partilha e singularidade”. | por |
| dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT); Direcção-Geral do Livros e das Bibliotecas (DGLB) | por |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL | por |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.subject | Cor | por |
| dc.subject | Iluminura | por |
| dc.title | A Cor na Iluminura Portuguesa uma abordagem interdisciplinar | por |
| dc.type | article | por |
| degois.publication.firstPage | 228 | por |
| degois.publication.lastPage | 245 | por |
| degois.publication.volume | 5 | por |
| dc.peerreviewed | no | por |
| Aparece nas colecções: | Revista do IHA Nº 5 (2008) | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ART_15_Varia_2.pdf | 651,15 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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