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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Adelaide-
dc.contributor.authorLemos, Ana-
dc.contributor.authorClaro, Ana-
dc.contributor.authorMiguel, Catarina-
dc.contributor.authorMelo, Maria João-
dc.date.accessioned2014-10-12T15:12:22Z-
dc.date.available2014-10-12T15:12:22Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn1646-1762-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/13240-
dc.descriptionin Varia, Revista do IHA, N.5 (2008), pp.228-245por
dc.description.abstractA cor na iluminura medieval portuguesa: uma abordagem interdisciplinar, foi o nome dado ao projecto que começou pelo estudo de dois manuscritos datados, do fundo do Mosteiro de São Mamede do Lorvão, os designados, Livro das Aves e o Apocalipse do Lorvão: apesar da diversidade do fundo a identificação destes dois manuscritos com cólofons, em que surge referência à datação e ao local de produção, torna-os especialmente importantes. Foi em torno deles que se juntaram duas equipas de investigação, a de História de Arte e a de conservação e Restauro. Para os historiadores de arte, apesar destes manuscritos terem sido objecto de vários estudos, permaneciam dúvidas quanto à sua genealogia, à existência de um scriptorium com capacidade para os produzir, à constituição e qualidade da paleta de cores e às opções estéticas dos iluminadores. À partida estávamos conscientes da originalidade que estes manuscritos apresentavam no contexto da iluminura do românico. Contudo,era necessário um estudo rigoroso que só uma caracterização material podia dar resposta; um estudo dos materiais pictóricos e técnicas que permitisse obter o máximo de informação, no estado actual dos conhecimentos, nomeadamente quanto à composição das tintas e construção da cor. Assim nasceu o grupo interdisciplinar que partindo destes dois manuscritos estendeu a sua pesquisa aos restantes do fundo do Lorvão, conservados na DGARQ / Torre do Tombo, pertencentes ou atribuídos ao século XII – 1º quartel do século XIII. Com base no período cronológico estabelecido foram seleccionados nove manuscritos, representativos de uma grande riqueza artística e de uma diversificada paleta de cores, a partir dos quais foram elaborados estudos codicológicos bem como uma análise dos dados estilísticos e iconográficos. Esta análise será ulteriormente aprofundada no âmbito do projecto “A cor da iluminura medieval portuguesa no contexto Europeu: partilha e singularidade”.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT); Direcção-Geral do Livros e das Bibliotecas (DGLB)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNLpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCorpor
dc.subjectIluminurapor
dc.titleA Cor na Iluminura Portuguesa uma abordagem interdisciplinarpor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage228por
degois.publication.lastPage245por
degois.publication.volume5por
dc.peerreviewednopor
Aparece nas colecções:Revista do IHA Nº 5 (2008)

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